Imprimir

Imprimir Artigo

23/05/2022 - 11:11 | Atualizado em 23/05/2022 - 11:31

​Criminosos

Como eu sempre disse, a facção que acompanha o deputado federal doutor Leonardo Albuquerque (Republicanos), mais atrapalha do que ajuda. Depois de um ano de cargos dados aos apoiadores do deputado, nada de bom fizeram para prefeitura de Cáceres, pelo contrário. Abriram brechas para complicar a prefeita e estão saindo com ameaças de morte e até coisa pior.
 
Rua
 
Como consequência, ficou impraticável a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e seu staff subir no mesmo palanque de Leonardo e ajuda-lo nas eleições deste ano. Esse foi é o preço que o médico deputado está pagando por ser cercado por essa facção, que já afastou tantos outros apoiadores. E para manter a governabilidade e grupo político, a prefeita deve usar as suas prerrogativas legais.
 
Grupo
 
Apesar o vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos) ser do mesmo partido de Leonardo, é vice. E agora Eliene está mostrando a diferença que era ela ser vice na gestão passada e a prefeita nesta gestão. Cargo político é para ser ocupado por pessoas alinhadas com o grupo político, ou seja, Valdeníria e Túlio Fontes. Além de ser do grupo, são velhos conhecidos. Quando Leonardo nem sonhava em voltar para Cáceres, Eliene, Túlio e Valdeníria já trabalhavam juntos.
 
Fora
 
Com essa decisão, um dos grupos que deve rodar na prefeitura é o do vereador Isaías Bezerra (Cidadania). O vereador criou uma verdadeira rede de transporte e contratação de motoristas e outros cargos com o seu irmão na prefeitura. Isaías é Leonardo declarado e os motoristas terceirizados já tinham sido avisados que se não abrissem as portas de casa para Leonardo seriam trocados. Agora, Isaías perdeu a faca que tinha para colocar no pescoço dos terceirizados. E nem vou falar que a filha dele trabalha na terceirizada. Imoralidade total.

Limpeza
 
Com essa retomada de rédeas, a prefeita Eliene também consolida seu caminho para a reeleição e garante maior chance de termos um deputado federal realmente da cidade de Cáceres. Caso Túlio seja eleito, até o empréstimo milionário para o saneamento pode se tornar desnecessário. O que Leonardo não conseguiu em oito anos com mandato, trazer dinheiro para saneamento, Túlio pode trazer. Isso porque foi prefeito e conhece os meandros de Brasília.
 
Rodizio
 
Com a saída de Rubens Macedo (PTB) da Câmara de Vereadores, em licença que irá tirar até a poeira baixar, e a licença de Celso Silva (Republicanos), Cáceres terá o recorde de cinco vereadores suplentes no exercício do mandato. Será uma oportunidade para a prefeitura aprovar todas as pautas espinhosas e polêmicas, sem gerar desgaste para seus vereadores aliados. Afinal, por mais que os suplentes votem como querem os titulares, o desgaste fica pra eles. Creude Castrillon, que teve 468 votos, voltará à Câmara. Celso Silva vai tentar construir uma pré-candidatura a deputado estadual, a segunda do primo. Vai tentar substuir Sergio Arruda, Salmo César e o vice-prefeito Odenilson Silva que pularam fora de fazer dobradinha com Leonardo e sua facção.
 
Enfermeiros
 
Apesar de ainda não ter sido sancionado pelo Presidente Bolsonaro, o Piso Nacional da Enfermagem já está sendo esperado pelos profissionais. No último dia 20, dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a categoria fez uma manifestação em frente à UPA de Cáceres. Além de pressionar a sanção pelo presidente, também pedem que o piso seja implantado em Cáceres assim que for aprovado. A convocação para o ato foi feita pelo presidente do SSPM, Fábio Lourenço.
 
Educação
 
Outro piso que deve gerar manifestações é o piso nacional do magistério. Os professores estão mobilizados exigindo o reajuste de 33,24%. O compromisso da prefeita com a categoria foi de dar uma resposta até o começo deste mês. Não deu, não falou nada e até agora não vi nenhum secretário dando a cara para minimizar o desgaste.
 
Unemat
 
Uma iniciativa do Jornal Expressão do colega Sinézio Alcântara comprovou o uso ilegal da máquina da atual gestão da reitora da Unemat em favor da chapa dos barões. Ao verificar os ips com os votos em favor da ‘chapa branca’, notei que a maioria esmagadora partiu dos computadores da Avenida Tancredo Neves, campus Jane Vanini e da Cidade Universitária. Ao varrer os ips, pude perceber que eles ‘tapearam’ o frágil sistema de segurança do site e votaram várias vezes o que derrubou a enquete. Seria tão mais honroso ganhar no voto limpo né, ainda mais para quem ostenta doutorados.
Imprimir