Imprimir

Imprimir Artigo

14/05/2022 - 09:07 | Atualizado em 14/05/2022 - 09:59

Lar das Servas de Maria completa 50 anos hoje

Por iniciativa do ex-prefeito José Rodrigues Fontes, médico que foi prefeito cinco vezes, em 14 de maio de 1972, foi fundado em Cáceres o Lar das Servas de Maria, para abrigar idosos.

Com capacidade para abrigar aproximadamente 35 idosos, hoje assiste 48, entre homens e mulheres. Porém, de acordo com o atual presidente da entidade, Nilvaldo Teodoro, há uma fila de espera de 35.

'Se tivessemos mais espaço, teriamos centenas', relata.

A maioria doentes, portadores de necessidades especiais, (físicas e psicológicas leves), com idade acima de sessenta anos

A entidade é mantida com os recursos oriundos da aposentadoria dos próprios internos e doações da sociedade cacerense. 18 funcionários trabalham no local.

Em um futuro próximo o espaço precisará ser ampliado. A população está envelhecendo. Em 1991 eram cerca de 10 milhões de anciões. Até 2025, serão 34 milhões em média, acima dos 60 anos. 

A partir das 14h, com direito a bolo, salgados, refrigerantes e apresentação da Banda do Exército, haverá uma homenagem ao tenente Henrique Leite, antigo benfeitor da entidade, e ao fundador, José Rodrigues Fontes.

A Instituição depende da ajuda externa para manter seu funcionamento e recebe insumos de diversas associações como o Rotary Club e Instituto Cometa que esse ano doou 500 kg de alimentos.

Além disso, a Prefeitura fornece um repasse anual o qual é destinado para fazer melhorias na estrutura física, realizar pagamento dos funcionários, entre outros.

Apesar da grandiosa ajuda, a demanda tende a aumentar visto que segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Brasil vai 'envelhecer' de forma constante e acelerada nos próximos anos.

Atualmente algumas melhorias físicas estão sendo feitas como a construção de um jardim para melhor vivência dos idosos bem como o desenvolvimento de mais alguns projetos que devem ser iniciados em breve.

Vale destacar a criação da sala de cinema que foi equipada para o entretenimento e bem-estar dos residentes e, segundo o presidente, se divertem assistindo Mazzaroppi.
Imprimir