Imprimir

Imprimir Artigo

13/05/2022 - 16:55

Edna Sampaio reúne trabalhadores e artistas em Cáceres

A pré candidata a deputada estadual Edna Sampaio (PT) estará em Cáceres- 210 quilômetros a Oeste de Cuiabá- neste sábado, 14 , ocasião em que reunirá com a classe artística cultural do município e, ainda, tomará parte do encontro estadual de Mulheres Negras .

Edna Sampaio,  atualmente, exerce mandato eletivo de vereadora pelo município de Cuiabá. Ela tem destacada atuação na defesa dos interesses sociais,  notadamente, na área da educação pública e dos direitos humanos . 

Edna aportou em Cáceres,  lá no longínquo ano de 1994. Veio com seus filhos,   acompanhando o esposo William César, este, deslocado para a Princesinha do Paraguai, a trabalho. 

Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso,  Edna Sampaio ingressou na Unemat,  que àquela época se expandia,  não somente em novos cursos,  mas também implantando campus  em outros municípios. 

No ano de 2002, o governo de Mato Grosso,  editou a Lei 101, cujos efeitos seriam catastróficos para Unemat,  a na prática  amputava todos os cursos de bacharelados da Unemat,  Edna Sampaio se postou na trincheira contra a Lei 101, ombreando junto a sociedade civil e os três segmentos da Universidade,  a mobilização foi de grande repercussão,  levando o então governador Dante de Oliveira,  a recuar. 

Ela, decorrente de lutas pelo ensino público,  engajou nas pautas da Unemat,  atuando tanto nas reivindicações da categoria docente, quanto nas cobranças dos acadêmicos por melhorias da estrutura física para ensino,  pesquisa e extensão.

No período de 1994 até 2017, cursou seu mestrado e doutorado  e fez de Cáceres sua moradia, até trocar,  novamente, seu domicílio, fixando-se na Capital,  onde ocupa, através de mandato popular, uma cadeira na Câmara Municipal. 

A sua agenda  em Cáceres é extensa, com reuniões com apoiadores, igualmente, junto  à classe artística,  ativistas da cultura e segmentos sindicais. 

O Partido dos Trabalhadores,  em Mato Grosso,  tende a lançar ao governo o professor Domingos Sávio da Cunha Garcia, uma das referências do PT,  no estado e no país,  pela sua coerência ideológica e na luta pelas garantias constitucionais.

Cunha Garcia é também -  a exemplo de Edna Sampaio - professor universitário da Unemat. Ele deverá ter seu nome homologado na convenção partidária, visto que o PT definiu, praticamente, em todo país,  ter em cada unidade federativa, candidatos da sigla e em apoio ao presidenciável Luís Inácio Lula da Silva que, ao que  tudo indica, também será o nome da agremiação petista para disputar a presidência da República. 

Além de Edna Sampaio,  o PT deverá compor a chapa proporcional com os deputados Valdir Barranco,  Ludio Cabral e outras importantes lideranças políticas da agremiação , nas diversas regiões do estado. 

Em Cáceres, o PT conta com uma cadeira na Câmara Municipal,  ocupada pela professora Mazéh Silva, que vem tendo destacado trabalho no legislativo local.  Na eleição de 2008, o PT conquistou duas vagas titulares na Câmara de Cáceres,  o que não repetiu nas eleições subsequentes,  sendo a Mazéh Silva, atualmente, a única representante do partido na Câmara.
Imprimir