Imprimir

Imprimir Artigo

25/04/2022 - 12:57 | Atualizado em 25/04/2022 - 13:48

Gritando

Em política se você quiser saber se sua articulação está no caminho certo, repare na reação de seus concorrentes e seus apoiadores. Bastou Pedro Henry fechar com maestria a dobradinha Valdeníria/Túlio, para ‘os curva de rio’ espernearem. O ‘carcereiro’, que está na folha de Irajá Lacerda, está usando os grupos onde está para bater em Pedro Henry. Burro. Depois da eleição vai ser transferido para ‘cudomundópolisdonorte’. Já a turma do deputado doutor Leonardo (Republicanos), usou um modus operandi manjando. O ‘noiadinho’ foi flagrado pelas câmeras de seguranças da TV Descalvados colocando uma faixa contra o ‘Café no Bule’, que voltou para participar do projeto Túlio/Valdeníria. Em Cáceres é fácil fazer bastidores políticos. Você sabe exatamente como os adversário vão agir. Não evoluem, fazem as mesma coisa sempre. E o ‘ex-carcereiro’ que paga de guru de Takao Nakamotro (PTB), também continua previsível. Está a todo custo tentando desqualificar a dobradinha Túlio/Valdeníria. Burro. Fazendo propaganda gratuita para os dois. Agora já sei porque ele foi exonerado sumariamente do cargo de carcereiro.
 
Líder
 
Abril está sendo um mês difícil para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). O experiente, muito experiente, vereador Rubens Macêdo (PTB) não está dando conta da sua função como líder de governo. Acostumado com vereadores que se trocam por cargos na gestão, encontrou alguns que não se declaram oposição, mas na fiscalização estão tirando muita sujeira de baixo do tapete. Além disso, tais vereadores têm se servido e muito bem do Ministério Público Estadual.
 
Amadorismo
 
Pra se ter uma ideia, um mero requerimento de prestação de contas do vereador e ex-líder da prefeita Cézare Pastorello (SD) abalou as estruturas do gabinete. Pastorello, assim como já havia feito sobre o FIPe em anos anteriores, requereu a prestação de contas detalhada do evento Natal de Luzes. Em resposta encaminharam apenas os contratos dos músicos pagos com convênio do Estado, sem discriminar as despesas pagas com recursos da prefeitura, que é o que interessa. Por não ter essa prestação de contas, seis vereadores já sinalizaram favoráveis à abertura de uma CPI para apurar a realização de eventos na cidade, incluindo a intermediação de produtores, exclusividade de distribuidores de bebidas, escolha de atrações, etc. Por tal iniciativa, até o já anunciado Festival Gastronômico não será mais realizado em Cáceres. O dono do dinheiro quer fazer onde a fiscalização seja menor. Além do Festival Gastronômico, o próprio FIPe corre o risco de não acontecer.
 
Ferro
 
E na Secretaria de Saúde, já abalada com o caso do pagamento de diárias para tomar banho de ‘córgo’, já chegou ao Ministério Público e a este Jornal outra denúncia.  A de que a Secretaria de Saúde estaria pagando curso e viagem para funcionários que nem comissionados são, mas, são da empresa terceirizada Bem Estar. Os servidores de carreira ficam revoltados, com razão, já que passam o maior sacrifício para conseguir uma diária ou uma capacitação.
 
Errado
 
Pela denúncia, enquanto outras secretarias mandaram servidores efetivos para uma capacitação sobre licitação em Cuiabá, a Secretaria de Saúde mandou um servidor efetivo, um comissionado e uma contratada pela Bem Estar como recepcionista. Vale lembrar que outras ‘recepcionistas’ estão também atuando como assessoras de secretários e até como assessora de mídias digitais. Em resumo, a Bem Estar está funcionando como um cabide de emprego, para atender os interesses políticos dos secretários. Se não der uma basta nisso, pulo fora dessa ‘barca’ já já.
 
Bagunça
 
Não é demais lembrar que no evento das diárias para banho de ‘córgo’ também estava uma recepcionista, que foi fazer não se sabe o que em uma reunião da Comissão de Intergestores Regionais-CIR, que no final era um day-use no Lago Azul. Com certeza, já sabiam a que se destinava o evento, e ainda tiraram diárias e usaram os veículos da prefeitura para ir até lá. Mas se precisar de um veículo para buscar um idoso para tomar vacina, vão dizer que não tem.
 
Água
 
Ontem, 25, depois da missa, estava comendo um pastel na feira com Landim, topei com Juju, a esposa e Cristiano Pastorzinho. Não falei sobre o assunto porque estava todo mundo de boa, até porque Juju é o mais inteligente do trio da casa dele. Antes mesmo dele ir para Águas Pantanal, já previ que se ele topasse com alguém como Júlio Parreira como chefe ia da BO. O Juju é tipo de aliado político que você mantém longe, ou, se aproximar, fica até o final. Porque ele não têm nada a perder e pode fazer coisa errada até para produzir provas contra a administração. Se eu conheço bem, só aguardar que a Autarquia em breve irá virar a vedete das denúncias no MP.
  
 Exemplo
 
Articulação política e campanha é para gente inteligente. Vou dar um exemplo clássico disso. Os três candidato a reitor da Unemat, estão fazendo uma campanha propositiva. Sem taques pessoais ou manobras jurídica para derrotar adversário antes das urnas. Na prática, que é o correto, eles querem conquistar os eleitores com suas propostas. Celso Fanaia e Nivaldo, de quem sou mais próximo, querem construir restaurantes aniversários no campi e fazer concursos para suprir a falta de técnicos e professores. Também querem aumentar o auxílio aos estudantes carentes. Fui e sou acadêmico e sei o quanto isso faz a diferença durante a graduação. Parabéns aos dois pela determinação.
 
SSPM
 
Já na campanha para eleição da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da prefeitura de Cáceres (SSPM), meu parceiro de caminhada não evoluiu. Ao invés de ir atrás dos votos do colegas, foi a Justiça para tentar melar a eleição. Não vou ensinar missa para vigário. Mas, eleição ganha com logística. Que vença o melhor. Aliás, parabenizo Nilson e Fábião, porquea a prefeitura tem quase dois mil servidores e apenas os dois tiveram a coragem e colocar o nome a disposição.
Imprimir