Imprimir

Imprimir Artigo

04/04/2022 - 13:02 | Atualizado em 04/04/2022 - 13:36

Armado

O jogo político para as eleições deste ano, ao menos em nível estadual, está armado. Após as acomodações partidárias, onde se ganhe ou perde uma eleição, o passo seguinte será as convenções em julho. Até lá, todo mundo é pré-candidato. Neste período com certeza haverá desistências e mudanças, por isso, o jogo ainda não está pronto.
 
Ippon
 
Em Cáceres, o destaque ficou por conta da habilidade e força política do ex-deputado federal Pedro Henry. Articulador polítipo do PSB estadual, ele e o deputado MAxi Russi, aproveitaram a saída do deputado estadual Xuxu Dalmolim do PSC e conseguiu desfiliar a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira. De imediato, atendendo a pedido do deputado estadual Maxi Russi, do ex-prefeito Túlio Fontes e da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, a filiou no PSB. Com isso, o partido da prefeita passou ater a maior bancada na Câmara de Cáceres com três vereadores. Mais votada na última eleição em Cáceres para deputada estadual, Valdeníria é pré-candidata novamente só que desta vez com apoio da prefeita, Túlio, Pedro Henry e da maioria dos vereadores da cidade. O projeto é fazer uma dobradinha com Túlio Fontes que vai a federal com o apoio do mesmo grupo. Na minha avaliação, nunca na história recente da política cacerense foi montada uma estratégia com possibilidade eleger um deputado estadual e um federal. Falem o que quiser do PH, mas ele fera no jogo político. Quer ver um exemplo prático? ligue a TV Descalvados amanhã ao meio dia.
 
Craque
 
Ele tem umas qualidades que é para poucos na política. Tem empatia, líder nato, articulado e bom de discurso. Mas sou fã mesmo da capacidade de ele enxergar o jogo antecipadamente. Ao apostar na dupla Túlio/Valdeníria para se redimir politicamente, ele na verdade está pavimentando a sua volta a política, só que sem mandato.
 
Adversário
 
E PH já elegeu um adversário. Na semana passada, em entrevistas A Rádio Difusora e a TV Descalvados, ele disse que tinha esperança que o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), ocupasse o espaço deixado por ele e fosse o grande líder da região. Porém, PH disse que Leonardo não efetivou a maior parte das suas emendas e sumiu da base, voltando só agora em busca de reeleição. E com a experiência de cinco mandatos previu que Leonardo não se reelegerá por esses e outros motivos.
 
Como ficou?
 
A princípio temos quatro pré-candidatos a deputado federal em Cáceres. Túlio Fontes (PSB), Doutor Leonardo (Republicanos), ‘Maraja’ Lacerda (PSD) e professor Malheiros (PSDB). Como pré-candidatos a estadual temos, Anelise Silva (DEM), Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), Francis Maris (PSDB), Takao Nakamoto (PTB), Sergio Arruda (Republicanos) e Elizeu Pereira e Nestor Fidélis, ambos pelo Patriota. Mas, o PL estuda lançar o veterano jornalista Esmeraldo Rodrigues a estadual também.
 
Dobradinha
 
Essa vai ser uma eleição diferenciada, marcada por dobradinhas caseiras. Com destaque especial para Túlio/Valdeníria, Leonardo/Sérgio e Malheiros/Francis. Quem conhece um pouquinho de política em Cáceres já sabe quem serão os mais votados dessas três duplas. E na região vão ter mais duas dobradinhas. Nilton Borgato/Doutor Gimenez e doutro Leonardo/Valmir Moretto.
 
Preteridos
 
Por falar em Moretto, ele viu que os aliados dele e a prefeita não iriam dar os mil votos que ele sonhava ter em Cáceres e resolveu lançar um candidato local para ajudar na legenda e tentar manter doutor Leonardo vivo. Entre o vice-prefeito Odenilson Silva, o vereador Celso Silva e o ex-vereador Salmo Cesar, ele optou por Sérgio Arruda que nunca foi as urnas e tem bala na agulha para fazer sua própria campanha.
 
Solidariedade
 
Durou quase dois dias a festa no Solidariedade para comemorar a saída de doutor Leonardo e da facção. Além de churras e cerveja de graça, teve faixas dizendo ‘vai com Deus’, ‘Já vai tarde’ e por ai vai. Quanto carinho  né...
 
São Luiz
 
Como eu havia dito na coluna, na semana passada, o alívio da intervenção do Estado no Hospital São Luiz foi passageiro. Na segunda-feira mesmo, parte da população descobriu que não tinha mais atendimento particular, nem pronto atendimento, nem consulta. Foram todos cair na já sobrecarregada UPA, que atende Cáceres e Região.
 
Teta
 
A intervenção não foi outra coisa senão incompetência da classe política de Cáceres e acomodação da classe médica. Apesar de reclamarem, os médicos da cidade estavam navegando em águas tranquilas com toda a estrutura do São Luiz à disposição. Há tempos já cabe em Cáceres um hospital particular, como a Unimed já tem em Cuiabá. Agora começaram a se mexer.
 
Fatura
 
Essa responsabilidade, claro, vai cair toda no colo do médico e deputado da região, Dr Leonardo, que acima de qualquer outro tinha conhecimento e dever de não deixar o Hospital São Luiz fechar as portas para os convênios e particulares.
 
Cara de pau
 
 
Por falar em Dr. Leonardo, uma coisa não se pode negar. Ele é bom em ter segunda, terceira e quarta chance com as pessoas. Depois de ter feito o que já fez com o médico cardiologista Sérgio Arruda, Leonardo se reaproximou e está todo afoito para o Serginho entrar na campanha para deputado estadual e ajudar a bancar a campanha dele para federal. Ninja.
 
Câmara
 
Na Câmara Municipal, sem surpresas. A grande maioria dos vereadores continua fazendo serviço de presidente de bairro, pedindo patrolamento e cascalhamento de ruas. Com a chegada do ano eleitora, estão se ajeitando procurando padrinhos e se declarando com donos de determinados segmentos. O da saúde é o mais disputado, mas com a candidatura da Valdeníria para Estadual, em dobradinha com o Túlio Fontes para federal, não vai ter muito espaço para explorarem.
 
 Acaba logo mandato

Outro segmento que tem acotovelados os vereadores é o dos bolsonaristas. Cada um que ser mais Bolsonaro que o outro. Não é mentira, mas o vereador Pastor Júnior apresentou um projeto de lei para instituir o dia de combate à Cristofobia. Isso mesmo, vai ser instituída uma data para combater o que não tem Cáceres. Não me admira se algum desses não vai propor o dia do orgulho hétero. Enquanto isso, o povo continua sofrendo.
Imprimir