Imprimir

Imprimir Artigo

03/03/2022 - 11:29 | Atualizado em 03/03/2022 - 11:42

Pari gato

Com o lançamento de pré-candidaturas a deputado estadual peso pesadas em Cáceres e região, pretensos candidatos de Cáceres já estão recuando. Uma fonte próxima ao vereador Marcos Ribeiro (PSDB), revelou que ele recuará para apoiar o deputado estadual e carcereiro, João Batista (PP). Creio que seja verdade já que o principal apoiador de Marquinhos, Luiz Carlos Velozo, é chegado do deputado.
 
Estadual
 
Pela primeira em anos, teremos poucos candidatos a deputado estadual na Câmara de Vereadores de Cáceres. Ao meu ver, apenas a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), vai encarar as urnas. Se o PDT de Cáceres não tiver candidato e se confirmando a candidatura de Túlio Fontes à deputado federal, pela primeira vez, vou fazer arrastão de segunda a segunda, de manhã até a noite para Val.
 
Janela
 
Está aberta a janela para os pré-candidatos a deputado estadual a federal trocarem de partido. Ela ficará aberta até primeiro de abril. Costumo dizer que este é o momento que se ganha ou perde uma eleição. Se errar na escolha, perde por antecedência. Sendo assim, as escolhas deverão ser feitas apenas no último dia.
 
PROS
 
Esta semana topei no mercado com o suplente de vereador Marcos Pegaiani do PROS que teve 429 votos, mais que muitos vereadores eleitos. Ele demonstrou insatisfação com o partido que ainda não lhe deu a oportunidade de assumir como vereador e nem mesmo conseguiu um espaço nas gestão para ele colocar em pratica as proposta de campanha. Marquinhos é da área de esporte. O titular da vaga é o vereador Franco Valério. Concordo com ele. Ajudou a eleger, tem que ajuda a governar.
 
Bancada
 
Com a federalização entre Cidadania e PSDB, o grupo passa a ter a maior bancada na Câmara de Vereadores de Cáceres com os vereadores Marcos Ribeiro (PSDB), Isaias Bezerra (Cidadania) e pastor Junior (Cidadania). Lembrando que esta aliança vale até a próxima eleição.
 
Peitudo
 
Eu sou suspeito para falar porque sou amigo, colega de trabalho e nas minhas veias corre o mesmo sangue que o dele, mas o vereador Francisco Welson Amarante, Manga Rosa (PSB), faz jus a terra natal. Na semana passada ocupou a tribuna da câmara para defender a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias do seu partido. Comparou ela ao ex-presidente Lula. E como todo nordestino, com coragem, revelou que pedirá votos de graça em Cáceres e região para o ex-presidente da república que será candidato novamente este ano.
 
Unemat
 
A terceira via para eleição da reitoria da Unemat segue se fortalecendo. O presidente do Lar das Servas de Maria, o professor doutor Nivaldo Teodoro é mais um que aderiu ao projeto encabeçado pelo também doutor Celso Fanaia cuja candidatura é irreversível.
 
Crônico
 
Os problemas crônicos desta época do ano em Cáceres, estão deixando o secretário de Obras, Wesley Sousa e o diretor Águas do Pantanal, Júlio Parreira de cabelo em pé. Buracos, lama e água barrenta nas torneiras por conta da cheia do rio Paraguai. Assim como a minha, a rua Daveron no bairro São José só tem lama e buracos.
 
Perigo
 
A secretária de Educação e Cáceres, Liamara Rodrigues, revelou a Coluna que criou uma equipe para monitorizar servidores e estudantes da rede municipal para prever possíveis casos de covid e influenza. Esta semana vi relatos de pais e mães de estudantes da escola municipal Vitoria Regia que não foram as aulas com gripe e sintomas de gripe.
 
Amiga veia
 
Mesmo com atraso, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), acertou ao fazer a distribuição dos kits escolares. As famílias mais carentes ainda sofrem com os efeitos da Pandemia e da inflação, o que deixou o material escolar mais caro. Querer comprar o kit foi decisão de Eliene, atrasar na nomeação de professores, na entrega e na distribuição, é culpa da equipe dela. Já passou da hora de ajustar.
 
Apoio
 
Ainda na pauta a Educação, na próxima segunda-feira retornam as aulas presenciais do longínquo IFMT. Acontece que os alunos não tem como ir. Não tem mais nem o ônibus que fazia essa linha, o que vai provocar grande evasão. A Secretaria Municipal de Educação pode e deve ceder um ou dois dos ônibus escolares para esses alunos, que também são munícipes.
 
Ação
 
Professores e servidores do IFMT já tentaram de tudo para conseguir convencer a Prefeita e a Secretária de Educação da legalidade do transporte, inclusive, na Câmara até foi apresentado um projeto de lei com a regulamentação. Daqui 5 dias começam as aulas e as redes sociais vão estar inundadas de denúncias de alunos deixando de estudar por falta de transporte. Desgaste desnecessário e desde já antecipado aqui pela Coluna.
 
Equivoco
 
Na Câmara de Cáceres, alguns vereadores, encabeçados pelo vereador Leandro dos Santos (DEM), têm encabeçado uma pauta duvidosa sobre a anulação de uma lei que garante o pagamento da insalubridade e periculosidade para os servidores do município. Eu não acredito que eles sejam tão ingênuos. Essa lei acabou com uma indústria judicial, de alguns poucos advogados que estavam entrando com ações individuais para o pagamento da insalubridade e periculosidade e, claro, ganhando muito dinheiro. Com a lei aprovada, a farra acabou.
 
Legal e justo
 
No holerite de fevereiro já vieram pagas a insalubridade e periculosidade de janeiro e fevereiro, acumulados. Os mercados, açougues e conveniência agradeceram. O dinheiro extra bem na véspera de carnaval veio a calhar. Cabe agora os servidores entenderem que expectativa de direito não é direito, e o certo é ficar com a lei do jeito que está. Pagando para todos.
 
OAB
 
No último dia 23 a advogada Cibeli Simões tomou posse como presidente da subseção da OAB de Cáceres. Ela já assume com vários desafios, entre eles, de conseguir barrar a extinção da Vara do Trabalho daqui e lidar com o fórum fechado. Ela tem bala na agulha, e, se tudo der certo, será das mãos dela que receberei a minha carteirinha.
 
Retrocesso
 
A liberação da pesca do Dourado que os deputados Wilson Santos e Botelho estão pretendendo pode afetar Cáceres negativamente. A primeira cidade a proibir a pesca foi a nossa, e hoje o resultado é um retorno do movimento de turistas que tem a garantia de pegar um troféu desses nos rios. Se a preocupação é com as demais espécies, então sugiro consultarem os biólogos. Meio ambiente se faz com ciência, não com política em caça de votos.
 
PS:
 
A Coluna da semana saiu hoje por um motivo maravilhoso. Estive trabalhando nos últimos dias para o dono da coisa toda. ‘Porque dele, por ele, são todas as coisas’!
Imprimir