Imprimir

Imprimir Artigo

14/02/2022 - 13:16 | Atualizado em 14/02/2022 - 13:48

IPTU

Um grupo de vereadores ainda insistem em querer reduzir o valor do IPTU, majorado pelo ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Um deles, Franco Valério (PROS), tem um argumento plausível. Em tempos de pandemia não poderia haver aumento ou reajuste de impostos. Como acadêmico de Direito, fui ver o fundamento e novamente concluí que o melhor caminho é o que está sendo adotado pela OAB. Justiça.
 
PH
 
Na política o que faz os aliados são os inimigos em comum. Recentemente causou frenesi um vídeo do ex-deputado federal Pedro Henry junto com o ex-prefeito Túlio Fontes (PV). A aproximação dos dois, que já foram ferrenhos adversários políticos, se dá para combater a falta de representatividade de Cáceres no cenário nacional. A região agradece.
 
Leo
 
Como diz o ditado, o muro é do diabo. Sem lado certo nas principais pautas nacionais, o deputado federal Dr. Leonardo (solidariedade) não agrada de maneira nenhuma os eleitores de esquerda, e nem fede e nem cheira para os eleitores da direita. Com o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Túlio Fontes (PV) para federal, já com apoio de muitos prefeitos da região, e do também ex-prefeito e bolsonarista Francis Maris para Estadual, Dr. Leonardo deve voltar para os negócios da família. 
 
Dotô
 
Não falo nem do dr. Leonardo voltar para o PSF da Cohab Nova porque, nesses anos em que ele esteve na política a família foi muito abençoada, com um grande crescimento do patrimônio e dos negócios, o que levou até o seu irmão sair da Secretaria de Agricultura para se dedicar exclusivamente às empresas do pai. Então, de fome não vai morrer.
 
Circuitou
 
Durante a inauguração da UBS do Distrito de Nova Cáceres, Leonardo acusou o golpe da união entre e Túlio Fontes (PV) e o ex-deputado federal Pedro Henry. Durante discurso chamou indiretamente PH de ladrão e disse que ele foi o deputado federal que mais trouxe recursos para Cáceres na história. Mentiu!
 
Escadinha
 
Outra candidatura a deputada estadual dada como certa é a da vereadora professora Mazeh Silva (PT), assim como da professora Graciele, de SINOP. Ambas são vereadoras pelo PT e a meta do partido é garantir mais do que a cota em candidaturas femininas. Se as eleitoras da Mazeh forem as mães de periferia que ela anunciou que iria lotar a Câmara Municipal na audiência sobre o redimensionamento, não vai ter nenhum voto. A pauta do redimensionamento não levou nenhuma mãe sequer à reunião. Parece ser mais uma pauta fisiológica do realmente do interesse da população.
 
Duvido
 
Por falar na vereadora, um vereador da Câmara de Cáceres me disse que agora ela vai aquietar. Com a volta às aulas na rede Municipal e Estadual, a vereadora terá que cumprir sua carga horária de 30 horas em cada uma. Isso soma 60 horas por semana, ou 12 horas por dia, como professora. Esse mesmo vereador já disse que não acha isso certo, porque o acúmulo é incompatível com qualquer outro trabalho. Mais uma razão que aponta ela ser candidata, já que poderá se licenciar, mantendo o salário, das duas escolas.
 
Nova política?
 
Outro vereador que está sendo cobrado é o Lacerda do Aki (PRTB). Estrategicamente, abriu para o seu suplente Valdeir do Caramujo assumir e votar pautas polêmicas, com o aumento do próprio salário. Sim, Valdeir votou o aumento do próprio salário e os quase 50% de aumento da verba indenizatória, enquanto o titular fica na sua rede social falando mal dos políticos. Bosoloides!
 
Imoralidade
 
A falta de vergonha com a questão dos rodízio na Câmara está tão grande que, recentemente, os vereadores aprovaram até 13º e férias para os vereadores suplentes. Não é mentira, está publicado no Diário Oficial. Agora sim, o rodízio vai esquentar ainda mais. Ah, e o vereador Lacerda não volta pra Câmara enquanto não abaixar a poeira da questão do IPTU. Clique e veja https://diariomunicipal.org/mt/amm/publicacoes/963164/
 
PDT
 
Como já publicado no Jornal Oeste, o PDT de Mato Grosso está se fortalecendo e, em especial, o PDT de Cáceres, sob a condução do advogado Alexandre Quidá. No cenário nacional a candidatura de Ciro Gomes vai se consolidando como a terceira via, em alternativa à Bolsonaro e Lula. Com isso, podendo chegar a um segundo turno, Cáceres deve protagonizar uma forte campanha. Algumas lideranças locais já estão sendo convidadas para integrar o partido e somar nessa luta pelo Plano Nacional de Desenvolvimento, principal bandeira de Ciro.
 
Cisão
 
Nessa polarização da campanha presidencial, poderemos ver mais um afastamento da prefeita e Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB) e do seu vice Odenilson Silva (Republicanos). Acontece que o PSB de Eliene já está na federação do PT, que terá Lula como candidato. Aliás, o PSB vem com nomes de peso que puxaram mais ainda o partido para a esquerda, como Flávio Dino (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL), que agora são 40. Por outro lado, o Republicanos do vice deve acompanhar Bolsonaro. Com isso, nada de ter os dois nos mesmos palanques. Vai ficar complicado.
 
Desgaste
 
Assim como está ficando complicada a situação da saúde. Hoje o cidadão que não consegue remédios na Central Covid já começa a colocar a culpa no vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos). Mas, o vice-prefeito não é prefeito e nem secretário. Só que o povo já acordou e vai começar a cobrar Eliene. Ou Odenilson assume a Secretaria de Saúde, como eu já falei aqui, ou a Eliene assume o comando. Do jeito que tá, não dá.
 
Mudança
 
Diante do caos incontrolável na Saúde de Cáceres, dois nomes começam a ser ventilados para assumir o comando da Secretaria de Saúde numa eminente perda de paciência da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), em relação aos atendimento na UPA, Central de Covid e falta de medicamentos. Os nomes dos ex-secretários Sérgio Arruda e Arlene Alcântara são mencionados na Câmara e nos bastidores da prefeitura como capazes de resolver ao menos estas três questões.
 
 
Bagunçado
 
A ‘amiga véia’ também precisa abrir o olho para a ingerência na prefeitura de Cáceres. Semana passada, em uma reunião dela com os vereadores, que deveriam estar apenas os vereadores, ninguém menos do que o Marcelão Cardoso, da Rádio Jornal e Agente Prisional Luiz Carlos Veloso participaram também. Ninguém da imprensa foi convidado, nem secretários. Nos grupos de Whatsapp, Veloso ainda expõe que ele entra onde quiser na prefeitura, chegando até a dizer a um colega jornalista que se ele não participa das reuniões e o Marcelão participa é porque este último têm prestígio. Meu Deus...
 
Sapos
 
Na Câmara Municipal a presença dos dois também é frequente. Inclusive, nas reuniões de vereadores, como a que aconteceu hoje de manhã, 14. É como se Cáceres tivesse 17 vereadores. Também não é incomum que o vereador Marcos Ribeiro (PSDB) faça elogios ao Veloso dizendo que a prefeita atende mais a ele do que aos demais vereadores. Marquinhos precisa acordar, esse tipo de bajulação, vindo de quem vem, não dá nada de bom em troca.
 
Unemat
 
O efeito Roberto Arruda/Rinalda Bezerra e Celso Fanaia/Leandro dos Santos, fez a situação de mexer em relação a eleição de reitor que ocorrerá no primeiro semestres deste ano. Sem nomes de peso, buscam trazer da França onde faz pós doutorado a professora do Departamento de Letras do campus Cáceres, Vera Maquêa. Ela comporia com o professor do campus Barra do Bugres, Alexandre Gonçalves Porto, Pró-Reitor de Gestão Financeira (PGF). Neste cenário, a terceira via pode vencer.
 
Oportunismo
 
Uma das coisas que encerram a carreira política, prematuramente, é o oportunismo. Querer tirar proveito de uma situação para conquistar um mandato. Infelizmente este caminho está sendo trilhado por Takao Nakamoto. Teleguiado pelo ex-agente prisional Dircineu Melo, o Dimelo, nesta semana mudou de partido pela quinta vez em menos de dois ano de vida pública. Agora se junto ao homofóbico bolsonarista Vitório Galli que assumiu o PTB de Mato Grosso. Começou surfando na onda de Bolsonaro no PSL, concorreu a prefeito pelo PRTB do vice-presidente general Mourão e passou pelo também bolsonarista, Patriota.
Imprimir