Imprimir

Imprimir Artigo

12/02/2022 - 08:49

Com estoque baixo, Banco de Sangue do Hospital Regional de Cáceres pede doações

O Banco de Sangue do HRC em Cáceres está em campanha para captar doadores, na tentativa de reverter a situação considerada crítica, com baixa do estoque.  

Segundo a enfermeira responsável pela UCT, Micheline Tavares, além da própria Covid-19, continuam existindo pacientes com câncer, bebês prematuros nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), gestantes que precisam de suporte para hemorragia durante o parto, pacientes crônicos, pessoas com anemia falciforme, entre outras doenças que continuam demandando cuidados médicos. 

De acordo com ela, normalmente, o B-, AB-, A- e O- são os que fazem muita falta, porque há uma porcentagem menor de doadores. Mas, nesse momento crítico, todos os tipos sanguíneos serão muito bem-vindos.  

As doações podem ajudar até quatro pessoas, porque cada doação de sangue pode dar origem a um concentrado de hemácias, um plasma, uma plaqueta e um crio precipitado.

“Cada um desses componentes pode ser distribuído para pacientes distintos. Então, é realmente um ato de amor e de cidadania”, explica Micheline.
 

Para doar, basta a pessoa se dirigir a Unidade de coleta sito a Avenida Getúlio Vargas, anexo ao Hospital Regional, com documento de identificação com foto e fazer a doação.

Vale informar que a equipe da UCT segue todos os cuidados com higienização, lavagem de mãos, uso de antissépticos e higienização de instrumentos e superfícies, bem como o uso de máscaras, seguindo todos os protocolos de biossegurança estabelecido pela OMS para a proteção do doador.    


Pré-requisitos 

Para doação, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo de 51 quilos, gozar de boa saúde, estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter realizado exercícios físicos antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica, entre outras.   Em decorrência a pandemia é pre-requisito não apresentar sintomas de gripes, resfriados ou tosse nos últimos 10 dias.
  

Serviço 

A UCT funciona das 07h às 10h 30 e das 13h as. 16h 30 de segunda a sexta feira – Anexo ao Hospital Regional. 

Sala de Coleta no HRC (Foto: UCT) 
Imprimir