Imprimir

Imprimir Artigo

24/01/2022 - 10:43

Mico

Qualquer vereador pode ser da base de um prefeito e ainda assim fazer seu trabalho de fiscalização dos processos, compras e uso do dinheiro público. Já para ser oposição, o vereador tem que ser mais do que preparado e ter objetivo. Na semana passada três vereadores que tentam emplacar a pecha de oposição passaram vergonha na imprensa Estadual. Votaram contra um pedido de afastamento de 6 dias da prefeita Eliene, o que foi considerado um 'mico'.

Explicando

Pra começar, Eliene nem precisaria pedir licença para ir resolver os problemas dos seus pais, idosos, no Rio Grande do Norte. Para atender essa questão de família, poderia apenas ir, já que a licença só é necessária quando o afastamento é maior que 15 dias. Ainda assim, para não deixar a prefeitura sem leme, como fazia seu antecessor, pediu a licença de modo a dar posse ao vice-prefeito Odenilson. Eliene fez bem, já mostrou que é diferente do Francis que delegava poderes ao Procurador Geral, Bruno Córdova, que fazia e acontecia nas ausências dele.

Prefeito 2

Uma das façanhas do Super Procurador foi ter assinado o projeto, ofício e rubricado folha a folha do Código Tributário Municipal, esse que vem causando discussões na cidade. Bruno encaminhou o projeto sem nenhuma assinatura do prefeito Francis, fato que foi alegado na votação surpresa, na véspera de Natal. Mas, a Câmara ignorou e votou assim mesmo. O resultado está aí. Um código todo amarrado que subiu o IPTU dos contribuintes automaticamente, ainda que alguns desafetos queiram colocar a culpa na Prefeita, que não participou disso.

Resultado

Com o IPTU lançado, surgiu também a figura do vereador desavisado. Nas redes sociais esses vereadores que se dizem oposição falam que foram pegos de surpresa com valor do IPTU. Se o IPTU é lançado pela UFIC e a UFIC foi atualizada e publicada no Diário Oficial, então quer dizer que esses vereadores não estão acompanhando nada, só fazendo barulho. Essa é a tal da oposição por falta de proposição, não ajuda nada, só atrapalha.

Coco

Ainda em relação à posse do Dr. Odenilson como prefeito, um fato tem preocupado os servidores da saúde, principalmente, os de carreira que, com prefeito ou sem prefeito, vão continuar lá. Corre à boca miúda que Eliene está deixando a pasta para ser cuidada, exclusivamente, pelo seu vice. Isso é perigoso, uma vez que quem responde por tudo será ela e a Secretária Elis Fernanda. Se o Coco não for concorrer às eleições deste ano, o certo é a Eliene nomeá-lo como Secretário de uma vez. 

Organização

A Central COVID, por exemplo, virou um problema. Pacientes que estavam com suspeita de COVID e procuram a Central ficam na mesma fila de pacientes que já foram confirmados e vão lá buscar medicamentos. Ou seja, não precisa ser médico para saber que, se não estava contaminado, vai ficar. Além disso, o fluxo de atendimento tem feito várias pessoas desistirem de fazer testes, o que pode estar mascarando o verdadeiro número de infectados. Sem teste, sem atestado médico e os trabalhadores continuam nas suas rotinas. 

Falta

Outra reclamação frequente dos usuários é em relação à medicação. Ao que parece, falta medicação e, ainda, não é o que recomenda o Ministério da Saúde e OMS. Ouvi dizer, mas gostaria de ser desmentido, que a Secretaria de Saúde estaria comprando uma grande quantidade de Ivermectina para dispensar aos pacientes positivados. Eliene tem que assumir a situação e resolver essas questões da saúde, para não virar bola de neve.
Imprimir