Imprimir

Imprimir Artigo

14/01/2022 - 10:24

Eliene diz que não pretende exigir comprovante de vacinação para matrículas de crianças de 5 a 11 anos

Se as matriculas da rede municipal de ensino começassem hoje, em Cáceres, não haveria a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação contra o covid para alunos de 5 a 11 anos. A prefeita Eliene Liberato Dias, diz que a intenção será respeitar a decisão dos pais.

    “Ainda é prematuro afirmar. A princípio, nossa intenção não será impor a apresentação do comprovante de imunização, mas sim respeitar a decisão dos pais dos alunos. Mas, isso vai depender da situação até o início das matrículas no início de fevereiro” afirma.

     O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Porém, destaca que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos não será obrigatória. A gestora cacerense pretende seguir essa orientação.

     Eliene informou que, ainda nesta semana, provavelmente, hoje as secretárias Liamara Rodrigues (educação) e Elis Fernanda de Melo Silva (saúde) estarão se reunindo para melhor avaliar a situação. E, posteriormente, a administração irá divulgar uma Nota Técnica sobre a decisão.
 
     A prefeita diz que, embora a situação seja preocupante, devido ao avanço da pandemia, o município vem adotando todas as medidas necessárias de biossegurança e, mantendo a quadro sobre controle. “Sabemos que a situação é preocupante. Mas, estamos mantendo a situação sob controle” garante.

     Em todo país, ao menos 19 estados, mais o Distrito Federal, dizem que seguirão o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e não vão exigir pedido médico para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos.

      São eles: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
Imprimir