Imprimir

Imprimir Artigo

29/11/2021 - 12:33

Parceria entre produtores rurais e ICMBio protege Província Serrana

Uma parceria realizada entre propriedades rurais e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi essencial para a contenção de incêndios de maiores proporções no entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras, unidade de conservação administrada pelo ICMBio.

Em 2021, de forma inédita, o ICMBio, em conjunto com o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, colegiado ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), foi autorizado a realizar queimas prescritas em propriedades rurais no entorno da unidade de conservação.

Durante os meses de janeiro e abril, foi feito um trabalho de sensibilização junto aos produtores.

“Em um primeiro momento, os proprietários se assustaram e acharam muito estranha a ideia de combater fogo com fogo. Por décadas, os órgãos governamentais adotaram a política do ‘Fogo Zero’, que combatia quem fazia a queima, e também, quem quisesse queimar legalmente, enfrentava grande burocracia” diz Marcelo Andrade, analista ambiental do ICMBio, idealizador e executor do trabalho.


A conscientização sobre a atividade também repercutiu de maneira positiva entre os diversos proprietários rurais da região, que perceberam, logo no primeiro ano, as vantagens das queimas prescritas para que suas propriedades não fossem atingidas pelo fogo, e também, ajudaram com que a comunidade ficasse mais tranquila durante o período de estiagem, onde o fogo costuma ser mais severo.

Cerca de 1000 hectares foram manejados nas propriedades rurais, o que auxiliou o trabalho dos brigadistas no combate a um incêndio sobre a vegetação que atingiu 17 mil hectares da Província Serrana em agosto deste ano. Sem os trabalhos preventivos realizados em 2021, a projeção era de que este foco de incêndio, originado numa área de ocupação ilegal atingisse mais de 70 mil hectares, danificando estruturas rurais como currais, pastos, casas, cercas, causando a mortalidade de animais domesticados, sem contar nos potenciais prejuízos para a biodiversidade única da Província Serrana.
Imprimir