Imprimir

Imprimir Artigo

29/11/2021 - 11:54

Cotado

O veterano vereador Rubens Macedo (PTB) é o nome mais cotado para assumir a liderança da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) na Câmara de Vereadores. Ele já foi líder de vários prefeitos nos cinco mandatos de vereador. Outro nome ventilado é do vereador Manga Rosa do partido da prefeita. Na semana passada, o vereador Cézare Pastorello (SD), renunciou a função alegando motivos pessoais. Na época em que ele assumiu a liderança, o nome de Rubens Macedo também era cotado.
 
Campanha
 
Faltando um ano para acabar o mandato do vereador Domingos dos Santos (PSB), com presidente da Câmara de Cáceres, já começou a campanha para sua sucessão. Três nomes já são ventilados nos corredores do Palácio Costa Marques. Os dos vereadores Rubens Macedo (PTB), Isaias Bezerra (Cidadania) e Luiz Landim (PV). Conversei com dois vereadores que mostraram simpatia pelo nome de Landim.
 
Bosoloides
 
Sem ideologia nenhuma, não será novidade se os políticos bolsonaristas de Cáceres, migrarem também para o PL como está fazendo todo o rebanho. Na semana passada, o vereador Lacerda do Aki (PRTB), que deixa a Câmara esta semana para dar lugar a Valdeir do Caramujo, deu um tiro no pé com uma doze ao ser o único a votar contra a aquisição de um terreno para a construção de 50 casas populares. Até uma das funcionárias dele desceu a lenha nele para mim no privado.
 
Ordem
 
Assim como o PT, o PDT de Mato Grosso, presidido pelo ex-petista Allan Kardec, promoveu a eleição de todos os diretórios municipais do Estado. Isso coloca fim as intervenções verticais nos partidos que possuem somente comissões provisórias. Salvo violação do estatuto do partido, o diretório não pode ser destituído ou sofrer intervenção durante os dois anos de mandato. Em Cáceres, no sábado, 27, isso ocorreu e durante o evento a militância foi informada que o partido seguirá no Estado a verticalização nacional.
 
Forte
 
Nas minhas idas a região e a o Palácio Paiaguás e a Assembleia Legislativa nos últimos dois meses observei uma coisa que a grande mídia do Estado expôs no final semana. A reunião que o governador Mauro Mendes (DEM) fez com os prefeitos da região mostrou que ele ignora os deputados e despacha direto com os prefeitos que vão à sua procura. O poder político é tão grande que os maiores partidos dos Estado, faltando quase um ano para eleição, já estão manifestando apoio a sua reeleição. Esse peso vai tirar o senador Wellington Fagundes (PL), da corrida ao governo porque quem enfrentar Mauro com tamanho que ele tem hoje, perde. Inteligente, Wellington deve forçar a candidatura do deputado federal José Medeiros (Podemos) para dar palanque para Bolsonaro em Mato Grosso. Outra que também deve se sacrificar para criar um palanque para seu candidato a presidente é a deputada federal Rosa Neide que deve ser candidata a governadora. Com esse jogo posto, resta saber agora onde que a verticalização colocará Mauro Mendes. No palanque de Lula ou do candidato da terceira via que deve sair do trio Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos).
 
Animou
 
Na semana passada ocorreu nos 13 campi da Unemat a eleição para formação dos colegiados que participam da gestão. É uma prévia das eleições para reitor no ano que vem. Ao obter uma expressiva votação, o professor Celso Fanaia se animou e formalizou sua pré-candidatura a reitor. Além dele, sonham com o cargo os professores Leandro dos Santos e Roberto Arruda, lotado em Sinop.
Imprimir