Imprimir

Imprimir Artigo

25/11/2021 - 12:22

Novembro Azul: Hospital São Luiz promove palestra educativa sobre saúde do homem

Durante essa semana, os colaboradores do Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), participaram de uma palestra com o tema "Integralidade na saúde do homem" com o fisioterapeuta convidado, Kevin Bascope. A ação foi em alusão ao Novembro Azul, mês da conscientização do câncer de próstata.  
  
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é um tumor que acomete a glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Alguns tumores podem se espalhar de forma rápida, entretanto, a maioria se desenvolve lentamente levando até 15 anos para atingir 1 cm³. 
  
Entre os países da América Latina, o Brasil lidera as taxas de incidência, prevalência e mortalidade do câncer de próstata, apresentando 48,9% de mortes em homens na faixa etária acima de 50 anos, e 48,6% de óbitos em homens acima de 65 anos, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o câncer. 
  
Para Nayane Siqueira, supervisora de Fisioterapia do São Luiz, a conscientização sobre o tema é a chave para que os homens fiquem mais atentos à saúde. "Proporcionando ações como essa, levamos informação e tentamos eliminar os estigmas e preconceitos que existem sobre o exame de toque. Ressaltamos, também, a importância das consultas preventivas e do diagnóstico precoce", explica.  
 
O Hospital São Luiz é referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios da região Centro-Oeste do país, além de outras duas cidades na Bolívia. A unidade é capacitada nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, UTI Neonatal e Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico.   
  
O HSL é uma unidade própria da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país na área de gestão hospitalar. Neste ano, a fim de enfatizar a necessidade de promoção a ações de prevenção ao câncer de próstata, a entidade lançou um e-book gratuito com informações sobre o tema no Brasil, e no mundo. Para baixar o e-book "Sem Tabu", basta acessar o site: https://bit.ly/2YEu4cO
Imprimir