Imprimir

Imprimir Artigo

25/11/2021 - 06:45

Prefeitura de Cáceres realiza Mostra da Educação Infantil Municipal

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 24 e 25 de novembro, a 13ª edição da Mostra da Educação Infantil.

O evento educacional acontece nas dependências do Cefapro a partir das 19 horas, desta quarta-feira (24).

Com a finalidade  de divulgar os trabalhos pedagógicos realizados no ano letivo de 2021 nos Centros Municipais de Educação Infantil, a Mostra vem dar visibilidade e apresentar à comunidade escolar e a todo o município de Cáceres , o trabalho específico que é feito com a educação infantil, e como o professor realiza as atividades com as crianças da Rede Municipal, a partir de um currículo organizado por campos de experiências.

A Mostra traz como proposta reconhecer e divulgar práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas em tempos de pandemia de forma presencial ou remota pelas instituições escolares da Rede Municipal de Cáceres que ofertam Educação Infantil; difundir experiências pedagógicas relevantes praticadas por professores, individualmente ou em equipe, visando à ampliação do universo infantil, assim como a interação da criança de forma lúdica no processo de desenvolvimento e aprendizagem, e proporcionar aos profissionais que atuam na Educação Infantil momentos de partilha de saberes.

Na noite de abertura acontece uma palestra proferida pela professora doutora Jaqueline Pasuch com a temática “Campos de experiência e as práticas pedagógicas na educação infantil conforme a BNCC”.

A Secretária Municipal de Educação, Liamara Rodrigues da Silva, ressaltou que esta Mostra é  um momento marcante para a educação, pois é a vivência dos alunos desenvolvendo suas potencialidades, e professores oportunizando a socialização das atividades infantis pedagógicas desenvolvidas do lúdico,  uma diversidade de brincadeiras e brinquedos desenvolvidos nos centros de educação infantil.

Já a coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass avalia que o  brincar constitui a infância e é fundamental porque promove a interação e possibilita às crianças a participação nas práticas coletivas, contribuindo para a construção da identidade pessoal, o aprendizado sobre a natureza e a sociedade.

Para as responsáveis pela educação infantil na SME, as pedagogas Rosane Penha Mendes e Nilza Helena Egues, os trabalhos que serão apresentados na mostra pelas professoras e professores, possibilitam a valorização, ampliação e ressignificação das experiências do universo infantil, contribuindo na formação do indivíduo em sua integralidade, com qualidade, contando com a parceria da família e com a escola. 

A prefeita Eliene Liberato, reconheceu a importância  da Mostra da Educação Infantil e elogiou a equipe pedagógica da SME, gestores e professores pela exposição desta documentação da prática docente e a resposta das crianças da rede municipal de ensino em trabalhos e projetos.

“Parabéns pelo evento  que é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que fazemos dentro das nossas  escolas de educação infantil" ,finalizou Eliene.
Imprimir