Imprimir

Imprimir Artigo

13/10/2021 - 19:51

Hospital São Luiz retoma cirurgias eletivas

O Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), principal referência para 22 municípios do Oeste Mato-Grossense, retomou a realização de cirurgias eletivas, por meio de convênio com o Governo do Estado. Este tipo de atendimento, classificado como não urgente, estava suspenso desde o ano passado em todo o país, em decorrência da pandemia da Covid-19, por orientação das autoridades sanitárias. 

Com a redução de casos e avanço da imunização da população, a unidade pôde retomar os atendimentos. O serviço recebe pacientes encaminhados pela Central de Regulação Estadual e possui capacidade para realizar, em média, 150 procedimentos por mês, nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia.  

"São cirurgias como retirada de vesícula, laqueadura e hérnia, que apesar de eletivas, são essenciais para devolver a qualidade de vida aos pacientes", destaca Diego Pes, diretor Assistencial. "Em decorrência da pandemia, esses atendimentos foram interrompidos. Mas agora retomamos a realização das cirurgias eletivas com toda a segurança e qualidade assistencial para os nossos pacientes e colaboradores", complementa.  

O São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de experiência na área de gestão hospitalar. O hospital é referência no atendimento de média e alta complexidades também para as cidades de San Matias e San Ignacio de Velasco, na Bolívia. 

Melhoria contínua 

Recentemente, a diretoria da unidade e a Pró-Saúde criaram uma Comissão de Pessoas no Hospital São Luiz, voltada para um diálogo transparente e produtivo sobre temas que impactam no dia a dia das atividades profissionais.  

Formada por representantes indicados pelos funcionários, agora é possível acompanhar todas as decisões da gestão, além de contribuir para a superação das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos econômicos.  

Após a realização das primeiras reuniões, a iniciativa já mostra resultados positivos, com a melhora do clima organizacional e fortalecimento do sentimento de pertencimento. O pagamento de salários e benefícios está regularizado, e a gestão atua para o breve encaminhamento de todas as demandas dos profissionais. 

No final de setembro, a diretoria do HSL realizou também a primeira reunião com o Comitê de Transparência, que contou com a participação de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Secretaria de Saúde de Cáceres e Câmara de Vereadores. Na ocasião, foi realizada uma prestação de contas em relação aos recursos repassados pelo convênio com o Governo do Estado.   
Imprimir