Imprimir

Imprimir Artigo

13/10/2021 - 09:21 | Atualizado em 13/10/2021 - 19:31

IDOMED Fapan promove jornada de ensino, pesquisa e extensão

O IDOMED Fapan promove, entre os dias 19 e 21 de outubro, a I Jornada de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Medicina. O evento acontece em comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

A coordenadora de operações do curso, Denise Cortela, explica que a intenção do evento é proporcionar uma formação ainda melhor aos futuros médicos, ao incentivá-los a participar de ações de ensino, pesquisa e extensão. 

“A proposta de realizarmos a jornada é para sensibilizarmos os acadêmicos e professores e promover o fortalecimento dos três pilares que regem o projeto pedagógico - o ensino, a pesquisa e a extensão. Vamos levar os alunos a conhecerem espaços de atividades extra sala de aula, onde se desenvolvem os projetos de extensão, pesquisa e iniciação científica. A participação nessas atividades que o curso oferece pode configurar uma formação de excelência aos nossos acadêmicos”, afirma Denise Cortela.

A jornada começa na terça-feira (19), às 19h, com a professora Verônica Palmiro, do IDOMED Fapan. Às 19h30, participa o Dr. Sílvio Peçanha Neto (PhD, Diretor Executivo de Medicina do IDOMED Yduqs (Estácio, UniFACID, Fapan, Fameac). Às 20h, a Prof. Dra. Larissa Scalon profere uma palestra sobre “Avaliação da ação antitumoral, antiúlcera e cicatrizante de produtos naturais por métodos in vitro”.

No segundo dia de evento, às 19h, a abertura é com a gerente de Ensino da Yduqs, pediatra e professora associada da FCM/UERJ, Dra Anna Tereza Miranda Soares de Moura. Às 19h30, a acadêmica de Medicina da Unemat, Fabiana Limberger, apresenta o projeto Sorrisologistas. O encerramento das atividades no dia fica por conta do conferencista Rodrigo Orlandini de Castro. Ele é doutor em Biologia Celular e Molecular pela USP e National Institutes of Health (USA) e atualmente é assistant stafscientist - Oklahoma Medical Research Foundation. O tema da palestra será “Por que e pra que Ciência?”.

Na quinta-feira (21), último dia da jornada, os professores do IDOMED Fapan discutem, em uma mesa redonda, a construção da Ciência, a partir das 19h. O Comitê de Ética em Pesquisa se apresenta às 20h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro. Os interessados podem se inscrever no link: encurtador.com.br/aHIKV. No primeiro dia da jornada, o inscrito deve levar um quilo de alimento não-perecível. O evento é aberto à comunidade.

PROGRAMAÇÃO 

19/10
➡️19:00 h Abertura: 
Profa Veronica Palmiro
➡️19:30h: Dr. Silvio Peçanha Neto (PhD Diretor Executivo de Medicina | IDOMED YDUQS (Estácio/UniFACID/FAPAN/FAMEAC)

➡️20:00 Avaliação da ação antitumoral, antiulcera e cicatrizante de produtos naturais por métodos in vitro
Conferencista: Profa Dra Larissa Scalon ✅

21:00 Encerramento e sorteios para os participantes

DIA 20/10
➡️19:00h Dra Anna Tereza Miranda Soares de Moura (Pediatra, Professora Associada FCM/UERJ e Professora Titular PGSF/UNESA, Gerente de Ensino YDUQS)
➡️19:30 h Apresentação do Projeto Sorrisologistas - Unemat
Conferencista: Fabiana Limberger (Acadêmica Medicina Unemat) 
20:00 Por que e pra que Ciência?
Conferencista Rodrigo Orlandini de Castro
Formação: Biólogo-Centro Universitário Barão de Mauá
Doutorado- Biologia Celular e Molecular - FMRP-USP e National Institutes of Health - USA
Atual - Assistant StafScientist  - Oklahoma Medical Research Foundation 
20:45 Encerramento e sorteios

21/10
➡️19:00 Mesa Redonda: Construindo Ciência (Profs da Med IDOMED Fapan)
➡️20:00 Comitê de Ética em Pesquisa

Serviço
I Jornada de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão - IDOMED Fapan
Quando? 19 a 21 de outubro
Onde? Estácio Fapan (Rua São Luís, 2522, bairro Cidade Nova - Cáceres)

Serviço
I Jornada de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão - IDOMED Fapan
Quando? 19 a 21 de outubro
Onde? Estácio Fapan (Rua São Luís, 2522, bairro Cidade Nova - Cáceres)
Como se inscrever? Até dia 18/10, por meio do link: encurtador.com.br/aHIKV
Imprimir