Imprimir

Imprimir Artigo

20/09/2021 - 13:58 | Atualizado em 20/09/2021 - 18:58

Esperneio

A posse do suplente de deputado estadual por Cáceres, Túlio Fontes (PV), como era de se esperar causou histeria nos seus desafetos políticos e pretensos concorrentes na eleição do ano que vem. Os bosoloides, para variar, esparramaram um caminhão de fake news. O ‘paixão em administrar’, que também assumiu ser bolsominio, também fez a mesma coisa, juntamente com a meia dúzia de puxa sacos que foram seus aspones na prefeitura. Essa atitude só comprovou algo que tenho certeza absoluta. Eles temem que se Túlio permanecer na Assembleia por um bom tempo, irá ganhar musculatura política e será imbatível no ano que vem. Eles podem começar a rezar, porque Túlio já está com todos os projetos elaborados pela gestão da prefeita Eliene Liberado Dias (PSB), debaixo do braço correndo as secretarias do governo para torna-los realidade. Também já agendou audiência com o governador Mauro Mendes (DEM) para tratar de várias demandas, dentre as quais, a conclusão da pavimentação da MT 343, ativação da Lei das Cidades Gêmeas e a conclusão da Escola Técnica Estadual. Nos próximos dias, Túlio acompanhará o governador em uma ação em Cáceres para assinatura de ordem de serviço de construção da Orla e autorização para o funcionamento do Porto. Na mesma ocasião o governador deve formalizar a doação do Distrito Industrial para a prefeitura.
 
Recado
 
Escalado para fazer o discurso de boas vindas dos colegas ao deputado Túlio Fontes (PV), o deputado Wilson Santos (PSDB), usou a qualidade de doutor em história para falar sobre o legado político da família Fontes. Chamou de comprometidos, competentes e honestos. Também mandou um recado as lideranças políticas de Cáceres, para que tenham amor pela cidade e se unam para eleger um deputado pois, Cáceres, pelo tamanho e história, não pode ficar sem um representante na Assembleia. A mim, depois disse que esqueceu de falar no discurso que o nome do parque de exposições e de uma escola do Estado leva o nome de José Rodrigues Fontes que foi prefeito de Cáceres por cinco mandatos. Também esqueceu de dizer que no pátio do Abrigo dos Idosos existe um busto em homenagem a José Rodrigues Fontes, idealizador do espaço.
 
Time
 
Acompanhei a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), na semana passada, em uma reunião de trabalho com a equipe técnica do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa. Tive o prazer de ouvi da equipe um elogio a equipe de técnicos da prefeitura de Cáceres liderados pela prefeita. Eles disseram que nenhum prefeito do PSB do Estado apresentou tantos projetos qualificados como os de Cáceres. São asfaltamentos de ruas, construção de calçadas, pontes, casas populares, reforma do Geraldão, reforma do Didi Profeta, lama asfáltica, construção da escola modelo e outras importantes obras.
 
Avaliação
 
Ouvi recentemente ao menos cinco importantes interlocutores políticos de Cáceres sobre o potencial eleitoral do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), a maioria concluiu que o ‘a paixão em administrar’, tem grandes chances de se eleger deputado federal. O argumento é de que ele pode usar as dezenas de lojas que possui espalhadas pelo Estado como uma espécie de comitê eleitoral. De acordo com elas, Francis também pode usar seus próprios colaboradores nestas cidades como cabos e captadores de cabos eleitorais e eleitores.
 
Fechado
 
Na semana em que os nomes de Zé Eduardo Torres (PSC) e Ledson Catelan, ambos de Cáceres, foram colocados na mídia como pré-candidatos a deputado federal, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), me contou que tem compromisso de apoiar a reeleição do deputado federal doutor Leonardo (SD). Leonardo, se procurar dialogar, pode ter o apoio de todos os partidos que formaram a aliança que elegeu Eliene. Só depende dele. Se ele sair com mais de 20 mil votos de Cáceres, será reeleito. Pedro Henry era craque nessa estratégia.
 
Rei da coxinha
 
Sem muita promessa para requentar, o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) já anuncia que se eleito no ano que vem a qualquer coisa vai trabalhar pela conclusão da orla, pela ZPE e etc. O pior é que tem gente que ainda cai nessa conversa. Mesmo que em Cáceres todos saibam que isso é promessa de 10 anos que ele não cumpriu, fora de Cáceres vai ter gente votando nele pelo que ele não fez. Seria o curioso caso dos eleitores votarem em um ex-prefeito pelo trabalho que fez em um município e os eleitores do município não votarem justamente pelo que ele não fez. Para lembrar, o candidato apoiado por ele na eleição passada ficou em terceiro lugar.
 
Boi na linha
 
Já em relação à insistência dele e de alguns do seu grupo para que o município tome o empréstimo do esgoto, o buraco é mais em baixo. Cautelosa, a Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), contratou um estudo da UFMT para avaliar o impacto que o tal empréstimo teria para o caixa da prefeitura. O resultado é que mesmo que o município se comprometa com apenas 24% do empréstimo, a prefeitura quebra. Mas, eles têm insistido que a prefeitura tome o empréstimo e, ao melhor estilo bolsonarista, entregue a Autarquia para a iniciativa privada. Água e esgoto é o negócio mais lucrativo do mundo. Mas, para dar lucro, tem que cobrar. E esse lucro vai vir do couro do povo.
 
Certo
 
Certa vez o Edmilson Campos, Café no Bule, disse que a Autarquia é a nossa Petrobras. Foi só o Governo Federal tirar as rédeas da Petrobras que nós vimos pra onde foi o preço da gasolina. Com a prefeitura pagando o empréstimo e o grupo empresarial tirando lucro, a conta vai subir, e muito. Para fazer essa obra, que é necessária, tem que vir dinheiro Federal, como foi feito em Rondonópolis, que não pegou empréstimo e está com 95% de cobertura de esgoto.
Imprimir