Imprimir

Imprimir Artigo

14/09/2021 - 12:36

Para otimizar uso de veículos, indicação sugere que Prefeitura crie aplicativo de mobilidade de uso interno

Uma propositura aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Cáceres, sugere que a Prefeitura contrate o desenvolvimento de um aplicativo de mobilidade para uso interno, visando otimizar o uso dos veículos e do quadro de motoristas para suas secretarias, coordenadorias e gabinete.

De autoria do vereador Cézare Pastorello, a propositura leva em consideração a recente adesão da Prefeitura à estratégia de locação de veículos para propor o uso dos mesmos apenas quando houver demanda, por meio de chamamento via aplicativo, evitando que alguns setores tenham carros fixos ociosos enquanto outros necessitam e não possuem os veículos à disposição.  

Pastorello enfatiza, ainda, que o Executivo tem desenvolvido aplicativos de ponta para a gestão público junto à Unemat (via Centro de Inovação Redes inteligentes e Soluções Criativas - RISC) e que há diversas interfaces de programação de aplicativos de mobilidade, sendo seguramente viável o desenvolvimento de um aplicativo interno e permanente para a Prefeitura.

O autor da indicação cita como exemplo de sucesso deste tipo de iniciativa o município de Sorriso, cuja Prefeitura e secretarias, até abril deste ano, haviam realizado mais de 1500 corridas internas com 10 carros oficiais.

Com o aplicativo, o servidor que precisar se deslocar a serviço da Administração apenas “chamará” o serviço interno, sendo atendido pelo veículo que estiver disponível, reduzindo o patrimônio imobilizado e as despesas em excesso e liberando recursos para áreas de real necessidade.
Imprimir