Imprimir

Imprimir Artigo

14/09/2021 - 06:59

Secretaria Municipal de Assistência Social atende moradores da comunidade Paiol

Inseridas no mutirão social, promovido pela Prefeitura de Cáceres e  realizado na comunidade Paiol, no último sábado (11), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS realizaram diversos  atendimentos às famílias daquela localidade, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fabíola Campos Lucas, a finalidade dos atendimentos foi o de realizar a busca ativa das famílias que ainda não são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, fortalecendo o acesso à informações dos serviços e programas oferecidos pela SMAS.

Fabíola Campos disse que, segundo a Gestão do SUAS,  realizar busca ativa significa levar a prefeitura, como agente de estado,  ao indivíduo que não usufrui de determinados serviços públicos ou que  vive fora de qualquer rede de proteção e promoção social.

“Com a busca ativa é possível localizar e incluir no Cadastro Único as famílias que vivem em circunstâncias de privação socioeconômica e  cadastrá-los em programas sociais. Esta ação em uma comunidade rural , como a Paiol, traz retornos sociais significativos”, avaliou Fabíola.

Na ação também foram entregues panfletos com a divulgação dos principais serviços e programas ofertados pelos CRAS.

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias,  ações como essas de ir ao encontro da população são muito importantes, pois proporcionam uma assistência mais próxima ao cidadão, identificando as vulnerabilidades sociais e proporcionando uma atuação direta  da SMAS. “Gostaria de destacar a importância dos técnicos e servidores da Assistência Social pelo importante trabalho desenvolvido. De forma planejada, realizam a busca ativa e incluem pessoas nos programas sociais, parabéns”, finalizou a prefeita Eliene.
Imprimir