Imprimir

Imprimir Artigo

09/08/2021 - 12:02

Indefinido

O quadro eleitoral de Cáceres e região para deputado federal e estadual, ao menos em Cáceres, segue indefinido. O motivo é o fim das coligações que tornarão a disputa, especialmente para federal, mais difícil. O ex-prefeito Francis Maris (PSDB) e até o deputado federal doutor Leonardo (SD), podem recuar para uma disputa à estadual. Se a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), assumir como deputada estadual, vai transformar a corrida para Assembleia Legislativa super competitiva, e com a provável enxurrada de candidatos ‘escadinhas’, Cáceres poderá ficar sem nenhum representante, inclusive na Câmara Federal. Em uma nota na Coluna Curtinhas deste final de semana o jornalista Romilsom Dourado, do site RDNEWS descreveu o interesse de Francis e confirmou tudo que escrevo sobre ele aqui neste espaço, inclusive sobre sua soberba.
 
Coco
 
Uma fonte próxima ao vice-prefeito de Cáceres, Odenilson Silva (Republicanos), revelou que ele pode acompanhar o deputado Walmir Moretto (Republicanos), que está com um pé no DEM. O problema é que isso vai acabar com o sonho do vereador Flávio Negação de ser candidato a deputado estadual no ano que vem. Neste caso, Coquinho ou Moretto vão concorrer por Cáceres.
 
Replay
 
E isso pode acontecer também com Takao Nakamoto (PRTB) caso o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), resolva disputa a Assembleia. É que Francis assumiu ser bolsonarista e deve ser candidato do presidente da república em Cáceres. Uma fonte próxima ao ‘paixão em administrar’, revelou que ele quer ir para onde Bolsonaro for. Provavelmente para o PP. Com dinheiro, ele quer ser o cara do presidente na cidade e na região. Nessa, o Takao jaz.
 
 
Prefeita
 
A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), confirmou a Coluna o que disse desde que se dispôs a ser candidata. Na eleição do ano que vem vai apoiar no máximo dois nomes para deputado estadual por Cáceres. Acrescentou que fará a escolha com base em uma pesquisa que ela mesmo encomendará. Eliene diz que vai acompanhar o desejo da maioria da população.
 
Implodiu
 
Por falar nos bolsonaristas, o vereador Lacerda do AKI (PRTB), recuou de fazer rodizio com os suplentes diplomados. Resultado; o grupo que já era pequeno e inexperiente, praticamente vai acabar. Assim como a carreira do filho de Niei Nakamoto (Takao). É a velha história: ‘o cavalou passou selado e ele não montou’.
 
Invejosos
 
Rapaz, há dias tenho observado na Câmara e na prefeitura de Cáceres uma ciumeira do líder da prefeita, vereador Cezare Pastorello (SD). Até líderes partidários da cidade e o grupo de puxa sacos do deputado federal doutor Leonardo (SD) se racham de inveja dele. Parei para refletir sobre a questão e cheguei a seguinte conclusão: O cara é estudado, focado é fera em se relacionar com seu eleitor em todos os ambientes, inclusive nas mídias sociais.
 
SSPM
 
O grupo que pretende peitar Fabio Lourenço na disputa pela presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), no ano que vem começou a se unir. Fonte da Coluna revelou que Nilson Magalhães e Eliel da Rocha estão querendo inclusive tirar Elizeu Pereira do grupo de Fábião. Vamos ver se vai rolar a famosa ‘facada nas costas’.
 
Furou fila da UTI
 
Enquanto tem vereador fazendo trabalho de deputado federal, discutindo pautas nacionais, tem Deputado Estadual fazendo coisa que nem candidato a vereador tem coragem de fazer. Semana passada foi divulgado, com pompa e honra, que o deputado estadual de São Jose dos Quatro Marcos Dr. Gimenez (PV) conseguiu uma vaga de UTI para a jovem Suelen Fernandes. Isso demonstra o total despreparo da nossa classe política com as funções que lhe cabem, com políticas públicas e impessoais. Com certeza Suelen e sua família já tem em quem votar no ano que vem, enquanto dezenas de outras gestantes com covid virão a óbito no Mato Grosso por incompetência política.
 
Aceita que dói menos
 
Os cupinchas do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), estão se rasgando com o desempenho da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Estão em uma campanha nas redes sociais dizendo que ela está apenas dando continuidade ao que ele deixou. Mentira deslavada: Os projetos que ela está realizando nenhum foi deixado por Francis. Todos tiveram início na atual gestão. As provas são visíveis: Asfaltamento da Avenida Bandeirantes (antigo sonho dos moradores da região), revitalização das ruas de bloquetes, revitalização da rodoviária, construção do muro do cemitério São João Batista, volta ao consórcio de saúde da região e construção mercado do peixe, entre outras.
 
Mais
 
Ela mudou a forma governar. Não cobra dos pequenos produtores cota para arrumar estradas e foi eleita vice-presidente do Consórcio da Nascente do Pantanal, coisa que o Francis sonhou oito anos e não conseguiu. Por isso, que quando ela me mostrou o slogan da sua campanha eu a assumi na hora: ‘Manter o que está bom, mudar o que está ruim e fazer o que não foi feito.’ Está fazendo uma gestão humana, coisa que bilionário não fez. Aceitem que dói menos, a ‘amiga veia é competente e tem luz própria’.
 
Unemat
 
Os professores Leandro dos Santos, que é vereador pelo DEM em Cáceres, e Celso Fanaia, que já foi vereador, estão trabalhando intensamente nos bastidores para disputarem a reitoria da Unemat no ano que vem. A Coluna apurou que Celso trabalha o apoio de uma ala que sempre atuou na oposição na Unemat. Leandro corre do lado oposto. Quem for eleito vai ter um problema para administrar. A ida da sede para Cuiabá é praticamente irreversível.
Imprimir