Imprimir

Imprimir Artigo

01/08/2021 - 09:47 | Atualizado em 01/08/2021 - 10:07

Audiência Pública define próximos passos para resolver problema da seca nas baías próximas ao centro de Cáceres

O plenário da Câmara Municipal de Cáceres, foi palco de uma importante Audiência Pública, indicado pelo vereador e vice-presidente Isaias Bezerra, na manhã deste dia 29 de julho. Teve também a presença dos vereadores Professor Domingos, Celso Silva, Valdeníria Dultra, Rubens Macedo, Franco Valério, Luis Landin e Flavio Negação.

Representantes de diversas instituições estiveram presentes, entre elas, da Marinha, do DNIT, da Unemat, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente-SEMA e da prefeitura de Cáceres.

A reunião foi aberta pelo vereador Professor Domingos, presidente da Câmara Municipal de Cáceres, que após a abertura justificou que os vereadores Flanco Valério e Valdeníria Dultra são defensores da área que estaria sendo abordado no momento, inclusive, afirmou a existência de uma indicação da vereadora que pede estudos referente as formas de resolver a questão enfrentada na atualidade. Domingos enalteceu o trabalho do vereador Isaias Bezerra e o passou a condução dos trabalhos, que foi iniciado com apresentação de uma proposta feita pelo engenheiro Adilsom Reis.

O vereador Isaias Bezerra fez sua explanação da problemática, citou os trabalhos dos colegas vereadores em apoio a causa, disse que a audiência em questão não é apenas para debate como já vem acontecendo a tempos em nossa cidade. “A proposta desta audiência é sairmos das conversações, é sair daqui com uma proposta, com uma equipe de trabalho para fazer um estudo e agir. Não queremos daqui a dez anos voltar aqui de novo para falar a mesma coisa”.

Isaias enfatizou que os vereadores estão trabalhando para que as coisas não sejam de imediatismo e nem caia no esquecimento, “a Comissão do Meio Ambiente ao qual faço parte, juntamente com o vereador Celso Silva que é presidente, eu sou relator, vereador Luiz Landin que é membro, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inclusive o secretário Júlio Parreira está aqui presente, já abrimos discussão sobre a criação do nosso Código Ambiental, nós não temos um código Ambiental em Cáceres. Já fizemos a reunião, já marcamos a audiência publica que deverá acontecer em breve.” Justificou.

O Doutor Adilson Reis, fez uma viagem pela história do rio Paraguai, apresentou com clareza os problemas ocasionados pela seca, e a proposta para resolução dos problemas, que sugere, não abrir novo canal como havia sido ventilado anteriormente, mas uma limpeza do canal atual que se encontra assoreado.

Professores representantes da Unemat usaram a palavra e explanaram técnicas de estudos existente, deixando claro que o problema não é de fácil resolução e vai além das Baías que banham a nossa cidade. Segundo um dos participantes, a questão da seca já está chegando no Rio Sepotuba e Cabaçal e que a responsabilidade também vai além das nossas fronteiras, já que afeta outras cidades de nossa região.

O vereador Celso Silva, secretário Geral da Câmara Municipal de Cáceres e presidente da Comissão do Meio Ambiente, afirmou que toda a responsabilidade estaria vindo para Cáceres, e que Cáceres participa de um consorcio dos municípios que é responsável pela Bacia do Alto Paraguai, que inclusive a nossa prefeita é vice-presidente da entidade. Celso fez um apanhando da nascente do Rio Paraguai, disse que o rio nasce em Diamantino e deságua até aqui na nossa Baia, que ao longo do tempo vem sofrendo uma depredação da natureza. “Hoje vamos fazer uma intervenção, que se faz necessária porque 20% de Cáceres depende economicamente desse rio que está aqui. Nós temos aqui vários emissários que hoje deságua na Baia dos Malheiros, e sem a Baia esse esgoto mal tratado vão pra onde? Nós temos uma preocupação grande, porque, qual é a responsabilidade nossa, nós depositamos o esgoto, nós depositamos o lixo, não só Cáceres, mas também todas essas cidades também são responsáveis, temos que chamar aqui uma responsabilidade em conjunta porque corremos o riscos de daqui há 20 anos, se nós pegamos o que está acontecendo agora ponto a ponto, não teremos agua. Então convido todos aqui para fazermos um estudo, mas não pra ontem, para antes de ontem, é urgente, com técnicos capacitados. Temos diversas situações, mais uma dela é emergencial, o que precisamos fazer é esta intervenção humana e juntamente com isso um estudo urgente de todo o impacto ambiental que está ocorrendo não só em Cáceres, mas no Diamantino, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Lambari, Rio Branco, Salto do Céu, porque lá no Rio Branco que deságua no Rio Cabaçal não tem mais nenhuma árvore plantada, então não é só nós não, isso é geral. Eu fico preocupado sim, porque conheço bem a região, e o que vejo hoje não é de bom agrado”. Justificou o vereador Celso Silva.

O tenente Cavalcante, representante da Marinha do Brasil, disse que com relação ao ponto de vista da navegação, a intervenção na praia do Daveron seria bastante interessante, de acordo com o tenente o rio está com bastante riscos de encalhos, colisão com troncos, e essa intervenção melhoraria a navegabilidade na Baía. Finalizando, o tenente Cavalcante disse que existem um processo sobre obras nas águas Brasileiras e projetos que precisam serem apresentados, avaliados e aprovados para serem efetivados, e se coloca à disposição a Marinha do Brasil em nome do comandante Sales para auxiliar no andamento dos trabalhos.

O Tenente Jackson, comandante da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar de Cáceres, falou dos trabalhos realizados pela corporação em ação de respostas na temporada de incêndio florestal desse ano, e sugeriu pensar num plano de ação na proteção das nascentes dos afluentes do rio Paraguai, citou alguns exemplos e se colocou à disposição para ajudar na resolução do problema. “

Luís Sérgio Garcia, diretor da SEMA-unidade de Cáceres, disse que não seria bem o resgate da Baía dos Malheiros e sim uma preservação ambiental da Baía dos Malheiros, segundo ele uma política nesse sentido seria o ideal. Para Luizinho o resgate traz alguns contesto que não alimenta na linha ambiental.

“Cáceres hoje está discutindo a Baía do Malheiros, e quero dizer como cacerense, como ribeirinho, enquanto a gente está discutindo hoje, depois da ponte já existe comitês de Bacias Geográficas do Jauru, Sepotuba e Cabaçal, com alguns representantes debatendo este assunto há muito tempo”. Enfatizou.


O secretário municipal de Turismo, Júlio Parreira, disse que de tudo que foi dito na audiência, tem evidência e que é verdadeiro e que é preciso tomar alguns posicionamentos, consciente, porque a prefeita diz, que precisamos, trazer o desenvolvimento social, o crescimento econômico com sustentabilidade, pensando no social, no meio ambiente e no econômico.

“Estamos comprometidos com o meio ambiente, a prefeita de Cáceres quer realmente tornar a Secretária do Meio Ambiente, que ela possa garantir esse desenvolvimento social e o crescimento econômico. Essa Audiência é de suma importância para Cáceres. Quero dizer que também sou cacerense, amo minha cidade, esse rio Paraguai é um produto forte para o nosso Turismo e temos que nos preocupar, temos que pensar como fazer essas intervenções para resolver esta questão”. Ressaltou.


Os demais vereadores presentes fizeram uso da palavra, todos se colocaram à disposição e deram sua opinião em relação ao caso. Também fez uso da palavra o Biólogo Alberto Freire Garcete, Claudionor Duarte, Guia de turismo e o Empresários Remarildo, proprietário de estacionamento de barcos nas proximidades da Baia, que fez um verdadeiro desabafo sobre a dificuldade pela qual passa os empreendimentos turístico em nossa cidade.

Após a finalização dos debates, o vereador Isaias Bezerra que conduziu a Audiência Publica sugeriu uma reunião para condução dos trabalhos, para até o dia 10 de Agosto, o que foi acatado por todos e ficando na responsabilidade do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Julho Parreira, para marcar com a prefeita uma data neste período e passar para os demais para a realização da primeira reunião de trabalho na condução da resolução do problema enfrentado pela nossa cidade por conta da seca da Baia dos Malheiros.

Nota da Redação

O evento que teve início às 8 horas e 30 minutos, teve a participação maciça da população, tanto presencial como on-line e retratou todos os problemas enfrentado pela nossa Baia dos Malheiros, possíveis causas e proposta para resolvê-los.

De parabéns os vereadores e todos os participantes que se posicionaram em uma só direção, todos trazendo na mente a vontade na resolução do problema, expondo suas ideias as claras.

No entanto existem a necessidade de se unir em prol de um projeto só, deixando de lado o momento político que se aproxima. Hoje é pensar no futuro dos nossos filhos e netos, pois ficou claro uma diferença na condução dos trabalhos na manhã deste dia 29 na Câmara Municipal de Cáceres e acreditamos, que o reflexo dos trabalhos começa justamente na casa de leis, onde os componentes são os propulsores na busca das soluções para os problemas sociais de nossa cidade. Se eles estão bem, os trabalhos fluirão, é o que esperamos e aplaudimos.
Imprimir