Imprimir

Imprimir Artigo

14/06/2021 - 18:26

Organização

Com quase dois anos de coronavírus, um do ex-prefeito Francis Maris (PSDB), e quase meio da atual prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), a prefeitura de Cáceres segue cometendo um erro primário ao não se comunicar diariamente com a população sobre as medida de prevenção e combate ao coronavírus. Se você precisar de informação sobre o assunto é quase impossível saber a quem recorrer. O Comitê formado para tratar do assunto, que é composto em sua maioria por gente que não entende nada da doença, há muito deveria ter um porta voz. Um técnico, preferencialmente, que diariamente atenda a imprensa e preste esclarecimentos. Também é vital a disponibilização de canais de comunicação nas redes sociais com o mesmo propósito. É preciso fornecer diariamente informações sobre casos, orientações sobre óbitos, remédios, exames e vagas em leitos hospitalares. Para que não haja a politização do assunto, como ocorre em todos o país e em todas as esferas, principalmente na federal, detentores de mandatados, prefeito, vice e vereadores não devem fazer este papel sob pena de uma desgaste como o que estamos vendo com o atual presidente da república e outros gestores. Não se pode politizar o coronavírus.
 
Reeleição
 
Como tenho dito aqui, o governador Mauro Mendes (DEM), que teoricamente hoje não tem adversários em uma campanha à reeleição, vai colocar a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), e seus aliados, em uma saia justa se vier pedir votos na cidade. Ele precisa no mínimo inaugurar a MT 343 e a Escola Técnica Estadual. Por falar na escola técnica, a não conclusão desta obra eu particularmente também vou jogar na conta do secretário Ciência e Tecnologia, ex-prefeito de Gloria D’Oeste, Nilton Borgato (PSD). Só no Mato Grosso colocam alguém em uma pasta de tamanha relevância que não tem ensino superior.
 
Tomaram
 
Na semana passada por iniciativa dos deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Doutor Gimenez (PV), o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Oliveira esteve em Cáceres verificando o andamento da obra de pavimentação da MT 343. Até estava pensando em ir ouvir o Padeiro mentir sobre a situação da obra, porém alguém da comitiva me chamou para acompanhar o grupo para vistoriar também obras da ZPE. Ai eu apelei. Respondi para o colega que me convidou que estou com mais de 50 e tenho vergonha na cara.
 
Representação
 
Essa reiterada falta de respeito com a história de Cáceres, é fruto da falta de uma representação na Assembleia Legislativa que seja legitimamente cacerense. Que tenha sentimento e lute pela sua terra. Torço para que no ano que vem os políticos locais tenham consciência disso e procurem se unir em torno de um ou dois nomes com viabilidade de eleição para que não continuemos mendigando atenção do governo do Estado.
 
Dançou
 
A carreira do Cara de X.T. foi mais curta do que pensei. Explico porque; O candidato a governador de Mato Grosso do presidente Jair Bolsonaro será o deputado federal José Medeiros do Podemos.  E em Cáceres, Medeiros já tem os nomes de sua preferência para deputado federal e estadual. Para estadual ele quer o médico Sérgio Arruda e para federal, o ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Para uma fonte da Coluna, Francis, que é bolsonarista, disse que só está aguardando o posicionamento do presidente da república para deixar o ninho tucano. Com Sergio Arruda e Francis ‘ambos com bala na agulha’, o Cara de X.T. vai passar uma vergonha épica nas urnas.
 
Campanha
 
Por falar em Francis, ele já está em campanha. Tem visitado prefeituras de cidades polos, especialmente onde tem empresas. A pegadinha para conseguir espaço na mídia e contato com autoridades locais é que ele inventou de falar sobre suas experiências bem sucedidas em Cáceres como a construção da Orla, ZPE, Porto de Cáceres, MT 343, Escola Técnica Estadual, Avenida Perimetral, Porto de Morrinhos e outras ações que fizeram da cidade um modelo a ser copiado em todo o Estado.
 
Dobradona
 
Independente da disputa federal, em Cáceres para presidente, uma dobradinha contra Francis e Sergio Arruda, bolsonaristas, também está sendo construída com aval da prefeitura Eliene Liberato Dias (PSB). Ela quer o ex-prefeito Túlio Fontes (PV) e o deputado federal doutor Leonardo (SD), no seu partido, o PSB. Vai trabalhar para que os doze partidos que a elegeram apoiem Túlio e Leonardo garantindo assim cadeiras para a cidade na Assembleia e na Câmara Federal.
 
 Base
 
Depois de iniciar o namoro formal com o PT para participar da gestão, a preferia de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), agora mira no PSC da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira e no PTB do vereador Rubens Macedo. Ela quer as duas legendas participando do seu governo.
 
Fora
 
Assim que abrir uma janela para troca de partidos, ao menos cinco vereadores de Cáceres devem sair dos partidos por onde foram eleitos. Um deles é o professor Leandro dos Santos (DEM). Ele está sendo pressionado pela nova executiva municipal, presidida legalmente por João Bugre, mas que na pratica é tocada pelo vereador Flavio Negação. Na semana passada Negação apresentou um expediente à Câmara em que exige que Leandro vote sempre a favor de suas propostas.
 
Termômetro
 
Uma postagem de uma professora de uma histórica escola privada de Cáceres, serviu para medir o nível do fanatismo bolsonarista na cidade na semana que passou. Pais ricos de filhos que estudam na escola que votaram em Bolsonaro, em protesto, já não apoiam mais o presidente. Essa leitura eu já venho fazendo a interlocutores políticos com quem converso frequentemente em todo o Estado e nas análises de importantes articulistas políticos. O modo de governar de Bolsonaro e a forma como ele tem tratado a pandemia do coronavírus seguramente lhe tiraram mais de 60% dos eleitores da última campanha. A sua reeleição agora vai depender da capacidade da oposição de se unir em torno de dois nomes que devolvam ao brasileiro a confiança em um político. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já deu nome a esse futuro presidente: ‘O Biden’ do Brasil. Quem será ele? vamos descobrir nos próximos meses.
 
Corrida
 
Mesmo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), não estando passando por uma situação financeira e política das melhores, ao menos cinco servidores já manifestaram a Coluna o desejo de concorrer à presidência da entidade no ano que vem. O atual presidente Fabio Lourenço pode concorrer a reeleição, mas não será sozinho. O ambiente está propício à oposição, que só precisa se unir em torno de um nome que os colegas respeitem e confiem. No caso do SSPM, a eleição é um detalhe, o prêmio é que é um tremendo abacaxi. A entidade acumula dividas quase impagáveis e ações judiciais por conta disso.  São cotados para concorrer com Fabião, Dener Cabelereiro, Nilson Magalhães, Elizeu Pereira e Luizinho Bejarano.
 
Firme
 
Uma das características da ‘amiga véia’ como administradora de Cáceres é que ela deixa os outros trabalharem, sem tentar centralizar as coisas. Com a fiscalização têm sido assim. Carta branca para os fiscais acabarem com festas clandestinas e até interditar estabelecimentos que não estejam cumprindo os decretos. Recentemente, um restaurante foi interditado por 72 horas, e no fim de semana um dono de estabelecimento na BR tomou uma voz de prisão da PM. Não adianta dizer que vai falar com a prefeita, que ela não passa pano. Os fiscais fecharam o Restaurante do Jubão, 72 horas. Imagine o prejuízo de não vender no restaurante um fim de semana inteiro. Até Lelê, filho do ex-vereador Cabo Nilson e aliado político da prefeita, recebeu voz de prisão após supostamente ameaçar um fiscal no Famoso ‘Copo Sujo’. Para fugir da prisão ele teria se trancado em um banheiro e fugiu pela janela.
Imprimir