Imprimir

Imprimir Artigo

07/01/2021 - 11:41 | Atualizado em 07/01/2021 - 11:54

Acomodações

Com uma semana de gestão a prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB), vai demonstrando habilidade para acomodar aliados dos 14 partidos que a ajudaram a ganhar as eleições. Como era de se esperar, a maioria dos cargos de confiança do primeiro escalão são de indicações pessoais suas. São os casos das diretorias da Previ, Águas do Pantanal, Procuradoria, Assessoria Especial, Governo, Finanças, Fazenda e Educação. Também por uma questão lógica, o seu partido tem o maior espaço no primeiro escalão com as secretarias de Administração, Planejamento e Assistência Social. Os demais espaços estão sendo ocupados por aliados do vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos), do ex-prefeito Túlio Fontes (PV), do deputado federal doutor Leonardo (SD) e médico Sérgio Arruda (Podemos).
 
Demais
 
Os outros nove partidos da aliança também já estão sendo contemplados. Atendendo a um pedido da prefeita, os partidos enviaram documentos com nomes e currículos de correligionários. Os nomes estão sendo avaliados e nomeados gradativamente. Esse é um processo mais lento que deve se estender até o final do mês. Realizando essa fase com sucesso, a prefeita estará cumprindo rigorosamente o acordo de fazer uma gestão compartilhar com quem a ajudou a chegar ao poder. Desta forma, ela se consolidará rapidamente como maior liderança política da cidade.
 
Câmara
 
Como era de se esperar, a Câmara de Vereadores de Cáceres, sob comando de Domingos dos Santos (PSB), não tem a mesma habilidade e agilidade. Em uma semana ainda não tomou a medida mais importante e urgente. Até agora não definiu as comissões da Casa, indispensáveis para início da atividade parlamentar. Para vocês terem uma ideia da gravidade disso, do ponto de vista legal, as diretoras da Previ, Luana Piovesan e da Águas do Pantanal, Cida Nepomuceno, estão irregulares na função, já que precisam ser sabatinadas pela Câmara.
 
Saúde
 
O secretário de Saúde, Sérgio Arruda é por enquanto a revelação no primeiro escalão da prefeitura de Cáceres. Focou suas ações em três eixos importantes. Prevenção ao coronavírus, articulação para reestruturar o sistema para tratamento do coronavírus e organização da oferta de consultas, exames e procedimentos, gargalos da saúde na cidade.
 
2022
 
Diferente da maioria dos políticos de Cáceres, aqueles chamados de ‘Copa do Mundo’, que só aparecem em ano de eleição, em Cuiabá duas frentes já estão se formando para a disputa do governo do Estado em 2022. O governador Mauro Mendes (DEM) que deve ir à reeleição apoiado pelo agronegócio e o prefeito de Cuiabá, Emanoel Pinheiro (MDB), que deve liderar o centrão na disputa. Esquerdistas, bolsonaristas e demais, ao que parece, vão a reboque.
 
Cáceres
 
Para 2022, em Cáceres há apenas um desenho. O deputado federal doutor Leonardo (SD) vai à reeleição apoiado pelo bloco da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Ele deve ter como adversário, o ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Já para Estadual, o grupo da prefeita deverá tentar eleger dois nomes que serão escolhidos entre os aliados.
 
E agora
 
Com a morte de Saturnino Mason, a vereadora de Cáceres, Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), passou a ser a primeira suplente do deputado estadual cassado, Carlos Avalone. Caso o TSE rejeite o seu recurso, a cacerense terá que renunciar ao mandato de vereadora para assumir a vaga. Na Câmara assumiria o suplente Rosinei Neves.

Escola Militar

Como quase tudo que a massa acredita e defende sem conhecer, centenas de pais ficaram decepcionados com a implantação do sistema Cívico Militar na Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes. Achavam que o sistema iria ajudar seus filhos a terem mais disciplina e resultados, mas, caíram do cavalo. Apenas quem já estuda na escola pode fazer a rematrícula e as demais estão abertas para, primeiro, filhos de militares.

Elite

A partir do ano que vem, para estudar lá, apenas por processo seletivo unificado no Estado. Novamente, os alunos que não têm disciplina e estrutura em casa para continuar estudando durante a pandemia, ficarão de fora. Como se viu em outras cidades, é prevista uma grande migração dos alunos de escolas particulares para a Escola Militar, já que esses estão mantendo as aulas normalmente, via tablets, computador e internet de qualidade.
Imprimir