Imprimir

Imprimir Artigo

07/12/2020 - 14:14

Mesa

Dois nomes estão sendo articulados para presidir a Câmara de Vereadores de Cáceres pelos próximos dois anos. Luiz Landim (PV) e Domingos dos Santos (PSB), ambos da base de apoio da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) que elegeu a maioria esmagadora dos quinze vereadores e ainda tem o apoio do campeão de votos Marcos Ribeiro (PSDB). Domingos já foi presidente do legislativo e foi um dos que ajudou a acabar com o prestigio da Câmara ao transforma-la em puxadinho da prefeitura e fazer a maioria dos vereadores virarem capachos do prefeito Francis Maris (PSDB). É odiado pelos colegas servidores do município porque sempre votou contra eles.
 
Landim
 
Homem de respeito e sério, Luiz Landim (PV) foi lançado por um grupo de vereadores para resgatar a imagem da Câmara de Cáceres. Estão trabalhando pela sua eleição, Marcos Ribeiro (PSDB), professor Leandro Santos (DEM), Lacerda (PRTB), Franco Valério (PROS) e pastor Júnior (Cidadania). À Coluna Landim revelou que não está obcecado pelo cargo e que aceitou colocar seu nome porque foi procurado pelos colegas vereadores. Sobre o que pretendem fazer se for o escolhido, disse que vai liderar os colegas para mudar o conceito que a população tem da Câmara e dos parlamentares. Disse ainda que vai trabalhar pela harmonia política na cidade. Afirmou que as brigas ao longo dos anos levou Cáceres ao atraso.
 
Comissões
 
Assim como afirmei na Coluna passada sobre a participação da prefeita Eliene no processo de formação da Mesa Diretora da Câmara, o mesmo digo em relação composição das comissões da Casa. Tem que articular, pois comissões como a de Constituição de Justiça (CCJ), podem travar a gestão. O prefeito Francis Maris (PSDB), penou dois mandatos por conta da falta de habilidade na composição das comissões.
 
Secretariado
 
Por conta da divulgação da equipe de transição na prefeitura de Cáceres, nomes como o do ex-vereador Wilson Kishi (PSB), foi bombardeado por estarem na equipe. A Coluna apurou junto à futura prefeita que os nomes indicados para a equipe não significa que serão secretários. Ela justificou afirmando que tem treze aliados mais o PSB para compor o governo e neste momento não deverá haver espaço para todos no primeiro escalão. Ela reafirmou que não nomeará ninguém para secretarias como Sicmatur, Esporte, Lazer e Cultura. Também estuda diminuir o número de secretarias criando, por exemplo, a pasta de Desenvolvimento com Indústria, Comércio e Agricultura.
 
2022
 
Conversei recentemente com o deputado federal doutor Leonardo (SD). Contou-me que vai mudar sua estratégia de ação. Focará suas ações e emendas para fortalecer a região sudoeste, como fez Pedro Henry e faz Wellington Fagundes (PL), na região de Rondonópolis. Ele também revelou que fará uma maior aproximação com prefeitos, vereadores e lideranças da região. Ele disse que começou por Cáceres onde está mantendo diálogos com os treze partidos que elegeram a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
 
Estadual
 
Enquanto Leonardo trabalha inteligentemente sua reeleição, pretensos candidatos a deputado estadual de Cáceres ao que parece vão para o velho estilo ‘só na véspera’. Não vão a lugar nenhum. Quem quiser ser candidato tem começar a trabalhar sete dias na semana desde agora. Candidatura de véspera, bem sucedida, é para milionários e quem já está no poder que além de grana sabe fazer o jogo.
Imprimir