Imprimir

Imprimir Artigo

29/11/2020 - 09:25

Pesquisadores da Unemat lançam livros sobre peixes do Pantanal

A relação dos peixes e plantas nas águas do Pantanal e as espécies com potencial para o aquarismo são temas de dois novos livros que acabam de ser lançados por pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com Projeto Bichos do Pantanal, do Instituto Sustentar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As obras inéditas estão disponíveis on-line para acesso gratuito.

ENTRE RIOS, CORIXOS E BAÍAS: A RELAÇÃO DOS PEIXES E PLANTAS NAS ÁGUAS DO PANTANAL

Autores: Claumir Cesar Muniz, Beatriz Marques Freire, Maria Antonia Carniello Ernandes e Sobreira Oliveira Junior. 42 páginas.

O Manual de Peixes e Plantas, fartamente ilustrado, apresenta como o ciclo de vida da flora e da fauna no Pantanal se renova a cada estação. De plantas pantaneiras nascem frutos que são consumidos pela fauna de diferentes grupos da região, incluindo espécies de peixes que, no período de cheias, contribuem para dispersar sementes que servem de alimento a outros tipos de peixes menores.

Para além do processo ecológico da dispersão de sementes, as plantas favorecem a manutenção de atividades econômicas, gerando frutos que são comercializados pelos moradores da região, como iscas para a pesca profissional e o turismo de pesca.
 
PEIXES QUE ENCANTAM NO PANTANAL: ESPÉCIES COM POTENCIAL PARA O AQUARISMO

Autores: Claumir Cesar Muniz, Eduardo Fagundes Mendes, Derick Victor de Souza Campos e Ernandes Sobreira Oliveira Junior. 42 páginas.

Com rigor acadêmico, o Manual traz uma visão ampla da ictiofauna do Pantanal, do apreciado pintado aos popularmente chamados caramujos, caracóis e lesmas, que formam um grupo de moluscos com grande representatividade na região.

Orientar a prática de aquarismo de acordo com todas as necessidades técnicas, científicas e ambientais é o propósito deste Manual de Aquariofilia, elaborado por uma equipe técnica, coordenada pelo Doutor em Ecologia e Recursos Naturais da Unemat, Claumir Cesar Muniz, também coordenador de Ictiofauna do Projeto Bichos do Pantanal. “É responsabilidade do aquarista, impedir que sua fauna alcance os ambientes naturais e causem esses danos”, ensina o autor neste material inédito.

A publicação mostra como o aquarismo, praticado com conhecimento técnico e respeito à natureza, agrega valor à vida. Desde que seja bem manejado, de forma sustentável, respeitando o ecossistema, o aquarismo pode ser também uma alternativa de renda para a população. No Pantanal, essa prática pode otimizar o uso do recurso pesqueiro, desafogando a pesca de espécies já bastante exploradas na região.
Imprimir