Imprimir

Imprimir Artigo

24/11/2020 - 08:51

Historiador da UFMT lança romance sobre rainha quilombola de Mato Grosso

Historiador da UFMT lança romance sobre rainha quilombola de Mato Grosso

Historiador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruno Pinheiro Rodrigues, lançou o romance “Baobá: A Árvore da Vida”, o primeiro de uma série de sete livros que tem como protagonistas Tereza, a rainha do Quilombo Quariterê, e Sebastião, ambos de Benguela da África. O livro foi lançado na última sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

A obra tem como objetivo chamar atenção para a necessidade um olhar sobre o passado mais democrático e inclusivo. O autor questiona os estudos da história negra dentro nas unidades educacionais, principalmente as escolas de ensino médio, que priorizam o estudo do período medieval europeu, mas não reserva um olhar atento àqueles que contribuíram para a construção do Brasil.

“O jovem entra no ensino médio e sai dele sabendo mais sobre as disputas monárquicas do período medieval europeu, e quase nada sobre as grandes unidades políticas da África, sobre os homens e mulheres africanos ou afrodescendentes que também contribuíram para construção do Brasil etc.”, afirma o professor. “A história da África e dos afrodescendentes é belíssima e precisa ser conhecida. Não que não seja importante estudar as disputas políticas do mundo europeu, mas é preciso questionar porque somente elas e não o restante do mundo”, completa.
 
 “Baobá: A Árvore de Vida” é o primeiro de uma sequência de romances. Os planos iniciais, envolvem a publicação de pelo menos sete volumes. Para comprar a versão em e-book do livro, clique aqui.
Imprimir