Imprimir

Imprimir Artigo

19/10/2020 - 13:38

Zé Eduardo foca em prevenção na área de segurança pública

Desde que assumiu sua gestão como vereador, o candidato à Prefeitura pelo PSC, José Eduardo Torres (Zé Eduardo), destaca a necessidade de valorização dos servidores municipais. A categoria engloba várias frentes de trabalho, entre elas a dos guardas municipais. “A segurança nas escolas, por exemplo, precisa ser melhorada. Na minha opinião, valorizar e reestruturar a carreira destes funcionários municipais, garantindo mais dignidade a eles, é a melhor forma de otimizar o serviço que fazem. Um cidadão bem valorizado torna-se estimulado em tudo o que ele faz”, ressalta o candidato.

Para ele, a Guarda Municipal deve ser criada – como previsto no artigo 144 da Constituição – de forma apropriada e fortalecida também para desenvolver ações no sentido de prestar orientação à população nos espaços públicos, protegendo o patrimônio municipal. Para colocar estas propostas em prática, ele conta com o apoio do seu colega, candidato à reeleição como vereador pelo mesmo partido Rosinei Neves. Pós-graduado em gestão de segurança pública, Rosinei teve alguns projetos de lei voltados para este tema, aprovados pela Câmara Municipal. Entre eles, estão a instituição do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) – formado por pessoas de uma mesma comunidade que auxiliam os órgãos de segurança estadual; a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep) – que atua na prevenção e combate à violência e à criminalidade e pode ser estendido a famílias e indivíduos em situação de risco. “No entanto, a atual administração nos deixa um pouco engessados para trabalhar. Por exemplo, eu indiquei a instalação da Guarda Municipal de Cáceres – MT, com base na Lei 13.022, mas o Executivo não acatou”, revela Rosinei.

A gestão de Zé Eduardo visa outros rumos. Além de focar nas ações de combate à violência na cidade, ele quer, principalmente, atuar em segurança preventiva, para minimizar ao máximo as ações conflituosas, como:
- instalar sistemas de monitoramento eletrônico nas escolas, postos de saúde e logradouros públicos;
- implementar o Sistema Municipal de Políticas Antidrogas;
-  facilitar a integração de projetos já desenvolvidos na área de segurança, pelas polícias existentes no Município, a fi­m de garantir sua continuidade;
- criar espaços para debate e implementação das práticas de segurança voltadas para a comunidade;
- criar o Observatório Municipal de Violência contra o Cidadão e de Abuso de Autoridade;
- combater a exploração sexual infantil.
“Precisamos prestar um serviço de melhor qualidade para nossa comunidade e, na segurança pública, a prevenção é o melhor caminho, sempre”, finaliza Zé.
Imprimir