Imprimir

Imprimir Artigo

19/10/2020 - 12:33 | Atualizado em 19/10/2020 - 13:12

Consumado

Na Coluna anterior disse que com os candidatos a vereador na rua, a campanha em Cáceres iria mostrar quem tem mais força para disputar a prefeitura.  Sob o comando do vereador Claudio Henrique (PSDB), a campanha da coligação ‘de mãos dado com você’ confirmou sua superioridade numérica. Mais candidatos, mais carros de som, mais cabos eleitorais e consequentemente, números positivos para a majoritária. Se mantiver o ritmo, as chances de vitória são grandes.
 
Concorrentes
 
Enquanto a coligação da candidata Eliene Liberato Dias (PSB) se mostra organizada, alguns adversários não tem sequer material de campanha. A 26 dias da eleição, tem candidato a prefeito e a vereador que não tem um santinho para dar para o eleitor, tornando o amadorismo uma marca desta campanha. Outro exemplo disso é Takao Nakamoto (PRTB), que está com a candidatura contestada por plagiar o plano de governo do prefeito de Colatina no Espirito Santo.
 
Vereadores
 
Tenho tido acesso a amostragens de consumo interno que monitoram o desenrolar da campanha em Cáceres. Como diz um amigo meu, na majoritária vai dando a lógica. As surpresas ficam por conta dos candidatos a vereador. No PTB vai prevalecendo a cilada e Rubens Macedo passeia. No PSDB, a minha previsão tem se confirmado. Marcão do Esporte e Marcos Ribeiro estão indo muito bem. No DEM, Thomas Canellas, Nael Sonaque e Marilsi da Saúde seguem bem. No Podemos, que pode continuar elegendo vereador, Fabricio Castrillon e Eliel da Rocha puxam o bloco. Já no Cidadania de Nilson Magalhães, a disputa está acirrada entre Cidinha da Policia Civil, Cabo Pinheiro e Magaly do Conselho Tutelar. O Partido também deve eleger um vereador. Quem também pode eleger um vereador é o PROS de Claudinei Lara. Carlos Júnior e Franco Valério estão indo bem. No Republicanos, Celso Silva aparece bem ao lado de Fonseca da Jaó e do vereador Creude Castrillon. No PSB da vice-prefeita Eliene Liberato Dias, a vereadora Elza Bastos pode colocar a barba de molho. Manga Rosa, Kishi e o vereador Jerônimo Gonçalves aparecem muito bem. Sem surpresas é a liderança da vereadora Valdeniria Dutra Ferreira no PSC. Se o partido fizer legenda, ela deve continuar na Câmara. Mais experiente e com uma estrutura profissional, Luiz Landim surge como favorito no PV. No Solidariedade também não há surpresas, Cézare Pastorello segue com folga. Com relação aos demais partidos, é como eu disse na coluna anterior, falta empenho da militância, principalmente no PT e no PRTB.
 
Problema
 
Espero que não, mas, pode acontecer de candidatos com boa votação não conseguirem se eleger caso o partido não faça a legenda necessária. Os riscos recaem principalmente em cima de partidos que não têm candidatos a prefeito. A situação se agravou para alguns com desistências e indeferimentos. Os maiores prejudicados até o momento são o DEM e o Solidariedade do vereador Cézare Pastorello.
 
Vôte
 
Servidores da prefeitura de Cáceres, candidatos a vereador, não estão pedindo votos para o candidato do prefeito Francis Maris (PSDB), com medo de perderem votos. Um candidato do DEM revelou a Coluna que dispensou a ajuda oferecida pelo candidato e está fazendo uma campanha independe.
 
Curiosidade
 
Três ex-secretários do ex-prefeito Túlio Fontes (PV) estão na disputa pela prefeitura de Cáceres. Eliene (PSB), que foi secretária de Assistência Social, James Cabral (PT) que foi secretário de Agricultura e Governo, e José Eduardo Torres (PSC) que foi secretário de Obras.
Imprimir