Imprimir

Imprimir Artigo

30/09/2020 - 06:17

Projeto do IFMT Campus Cáceres sobre produção de álcool em gel com resíduos vegetais é premiado em eventos nacionais

Destaque nacional em congresso e feiras de ciência e tecnologia, o projeto de pesquisa sobre 'produção de álcool em gel a partir de resíduos vegetais oriundos do restaurante escolar do IFMT - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo' recebeu, neste mês de setembro, menção honrosa do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Um mundo em constante transformação. O projeto já conquistou este ano o Prêmio Destaque Unidades da Federação - Mato Grosso da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em abril, bem como o Prêmio Revista InCiência da Febrace 2020 oferecido pelo Colégio Dante Alighieri.

A pesquisa, coordenada pelo professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos é desenvolvida em conjunto com estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Beatriz Oliveira da Costa e Faria, Francielly Pasquali de Oliveira, Karen Priscila Barbosa da Rocha, Maycon Jhones Pereira Freitas e Samira Lourena Alpino Moreira, com a participação do acadêmico de Engenharia Florestal, Ighor Raphael Gonçalves Campos Silva e a coorientação do doutor em Engenharia Química, professor Cristian Jacques Bolner de Lima.

Com recursos do IFMT de fomento à pesquisa aplicada por meio do edital 50/2019, o objetivo do projeto é promover a iniciação científica dos estudantes com a produção do álcool em gel a 70% a partir dos resíduos vegetais gerados no restaurante escolar. O produto deverá ser direcionado para a higienização das mãos dos manipuladores de alimentos com uso no próprio restaurante do IFMT.

Primeiro lugar da categoria Desenvolvimento Tecnológico na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em novembro de 2019, o projeto já foi selecionado para representar Mato Grosso na categoria Desenvolvimento Tecnológico da 26ª Feira 'Ciência Jovem', que será realizada pelo Espaço Ciência – Museu Interativo de Pernambuco, entre os dias 11 e 13 de novembro, por meio de plataformas virtuais.  
Imprimir