Imprimir

Imprimir Artigo

25/09/2020 - 17:49

Candidato a prefeito James Cabral debate alternativas sobre clima e ações ambientais em agenda com deputado Lúdio em Cáceres

No contexto de mobilização mundial do Dia de Greve Global pelo Clima (25.09), o candidato a prefeito por Cáceres, James Cabral (PT) dialoga com coletivo de chapa de vereadoras e vereadores, direção do partido no município e o deputado Lúdio Cabral sobre as ações propostas em defesa do meio ambiente, do Rio Paraguai e da sociobiodiversidade do pantanal.  Em meio aos incêndios e queimadas que assolam todo o estado, o sofrimento da população de Cáceres, agravados pelos problemas de saúde, falta de água, poeira e fumaça refletem, na avaliação de James, a urgência do município em promover mudanças reais de gestão comprometida com as pessoas e com o ambiente.

"Cáceres precisa fazer sua parte pra salvar o pantanal. Nosso plano de governo tem um programa de cuidado e proteção da sociobiodiversidade, que articula ações com os diversos entes públicos das esferas estaduais e nacionais, organizações sociais e não governamentais", explica James.

De acordo com James que é engenheiro agrônomo, especialista em Agricultura Familiar e Educação do Campo, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas e doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade, o programa de governo para Cáceres, construído a várias mãos, em diálogo com especialistas e movimentos populares, prevê Zoneamento Ambiental Urbano com diagnósticos de identificação de áreas de diminuição do verde e de problemas de saneamento ambiental, bem como projeção de ações para resolução de problemas com implantação de políticas públicas em Cáceres.

A agenda desta sexta-feira (25.09) em Cáceres contará com as contribuições do deputado estadual Lúdio Cabral que promoveu um amplo debate no estado por meio de audiência pública remota, realizada na última semana, sobre as queimadas em Mato Grosso. O deputado protagoniza - no diálogo com pesquisadoras e pesquisadores, ambientalistas, povos e comunidades tradicionais - ações e movimentos em defesa da sociobiodiversidade dos biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado.

Dia de Mobilização Global pelo Clima

O mandato do deputado Lúdio Cabral integra a rede de 19 entidades que participam nesta sexta-feira (25.06) e sábado (26.09) da Greve Global pelo Clima em Mato Grosso. Com objetivo de despertar as nações e governantes para os problemas climáticos e os sérios riscos que acarretam à humanidade, a mobilização mundial teve início em 2019 a partir da iniciativa da jovem ativista sueca Greta Thunberg com o envolvimento de 142 países.

Este ano, devido a pandemia Covid 19, o movimento em MT será realizado em fóruns populares online com a participação de representantes locais, nacionais e internacionais. Com abordagens sobre 'Cultura, Natureza e Clima' e 'Estudos e vivências', os fóruns são abertos à participação de todas as pessoas por meio de transmissão no youtube: https://youtu.be/Cn8orjYLgEA
Imprimir