Imprimir

Imprimir Artigo

22/09/2020 - 09:30

Manga pode ajudar na prevenção ao câncer, aponta engenheira de alimentos

Com as primeiras chuvas depois do longo período de estiagem em Mato Grosso, está oficialmente aberta a temporada de mangas e cajus. A abundância das frutas, típicas dos quintais mato-grossenses, pode ser aproveitada em receitas caseiras que, além do sabor amplamente apreciado, rendem uma dose satisfatória de benefícios para a saúde.
 
Ao portal , a engenheira de alimentos e professora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso, Priscila Becker Siqueira, apontou que ambos os frutos são ricos em antioxidantes. As mangas, por exemplo, podem ser acrescentadas na alimentação para o combate preventivo ao câncer.
 
Típicas da Ásia, as mangas se adaptaram bem ao solo brasileiro e foram introduzidas na alimentação da população mato-grossense. Presente nas artes e nos quintais, o 'danoninho cuiabano' é rico no composto químico betacaroteno, que é utilizado no corpo contra os radicais livres - substâncias que provocam a destruição celular no organismo.
 
Além disso, as mangas também têm muitas fibras, o que as tornam alimentos coringas para aumento da sensação de saciedade, podendo ser amplamente implementadas em dietas. Contudo, a engenheira alerta que o alto valor da calórico do fruto acende um sinal vermelho quanto ao consumo desregrado.
 
Paralelamente, os cajus também devem ser consumidos como aliados no fortalecimento do organismo como um todo. À reportagem, a professora afirmou que a fruta é composta de flavonoides, que são substâncias com propriedades que previnem doenças e auxiliam a saúde do corpo.
 
Priscila Becker destaca que ambos os frutos são ricos em Vitamina C e em minerais como manganês e magnésio, que são micronutrientes indispensáveis de uma boa dieta.
 
No ritmo da temporada, a estudiosa ainda deu dicas de como aproveitar os frutos por meio de receitas práticas para o dia a dia. Confira as sugestões de sobremesas a seguir:
 
Creme de manga
Ingredientes:
Quatro mangas maduras
Um pote de iogurte de 200g
Um pacote de gelatina sem sabor
 
Modo de fazer:
Bate os ingredientes no liquidificador
Coloque o creme na geladeira por cerca de uma hora e sirva  
 
Doce de caju
Ingredientes:
Seis cajus 250g de açúcar mascavo
250 ml de água
 
Modo de fazer:
Retire o sumo dos cajus
Ferva o caldo junto aos outros ingredientes
Adicione os cajus
Ferva tudo por cerca de 30 minutos
Acrescente especiarias a gosto Coloque tudo na geladeira e sirva gelado
Imprimir