Imprimir

Imprimir Artigo

28/08/2020 - 09:33

Comerciantes de Cáceres são contra novo lockdown

Após o anúncio de que as autoridades podem decretar um terceiro e mais longo lockdown para conter o avanço do coronavírus, os comerciantes de Cáceres, reagiram e lançaram uma petição publica contra a eventual medida.

Eles alegam que a culpa pelo avanço da doença não é do comércio e sim de aglomerações como as que estão ocorrendo em praias e cachoeiras.

'No nosso comércio as pessoas só entram de máscara, medimos a temperatura e oferecemos alcool em gel'. Nas prais não tem isso', disparou uma empresária esta manhã no grupo de whatsapp da Associaação Comercial e Empresarial (ACEC).

O presidente da entidade, Thiago de Lucas, afirmou que o setor até poderia contribuir mas só se o município acabasse com a farra dos banhistas e instalace barreiras sánitárias na entrada da cidade.

'Essa possibildiade foi descartada pelas autoridades por falta de efetivo para fiscalização', acrescentou.

Thiago afirmou que a petição surgiu da demanda dos empresários da cidade, que desde o início dessa pandemia estão sofrendo restrições e teve que se reinventar para poder sobreviver.

'Todos somos cientes  que não é no comércio que as pessoas são infectadas e sim em seus momentos de lazer no final de semana, portanto é injusto o comércio ser penalizado com um novo Lockdown. É preciso que hajam ações de fiscalização e policiamento  nos bairros, nas praias e cachoeiras da cidade, criar barreiras sanitárias e aumentar o efetivo de fiscalização. O estado de MT caminha para a flexibilização de mais atividades, como cinemas, teatros e eventos, por que daremos um passo atrás?  Qual a justificativa fundada ou estudo que comprove tal eficiência dessa ação de fechamento do Comércio? É preciso entender que o comércio local é um parceiro na luta contra o Covid-19 e não inimigo da população, o comércio em sua maioria é exemplo de cuidado e controle da propagação, além de gerar emprego, renda e arrecadação ao município.', conluiu.
Imprimir