Imprimir

Imprimir Artigo

25/08/2020 - 09:07

No dia do Soldado, cacerense é promovido a Tenente Coronel

Cercada de tradição e simbolismo, a promoção de um militar a um novo posto ou graduação é um momento de alegria a ser compartilhado com os familiares e colegas de farda.

Assim nada mais justo que neste dia 25 de agosto, em que celebra o Dia do Soldado, ser escolhido para promover e homenagear aqueles que estiveram na linha de frente nas batalhas e outros que, diariamente, estão vigilantes nas fronteiras do país.


Soldados hoje que se fazem representar por um filho nascido de nossa terra, Leandro Basto Pereira, que é promovido ao posto de Tenente Coronel do Exército Brasileiro, em justo reconhecimento pela sua brilhante carreira.

O Tenente-Coronel Basto nasceu em Cáceres no dia 28 de fevereiro de 1978 e, desde sua mais tenra infância, o Exército Brasileiro faz parte da sua história. Filho do Cabo Nivaldo Pereira (in memorian) e da Vereadora Elza Basto Pereira, criou-se nos destacamentos de fronteira do Comando de Fronteira Jauru.

Impulsionado pelo exemplo do pai e pela orientação e apoio familiar, priorizou os estudos e no ano de 1995 foi aprovado no concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), porta de ingresso para se tornar Oficial Combatente.

O sucesso na realização do Estágio Tático de Blindados, no Curso de Operações na Selva, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola de Comando e Estado Maior do Exército demonstra sua dedicação ao longo dos seus 24 anos de carreira.

Destacam-se a sua participação na Missão de Paz no Haiti em 2008 e na Operação Acolhida no Estado de Roraima, referente ao movimento migratório forçado dos venezuelanos no ano de 2018.
Imprimir