Imprimir

Imprimir Artigo

24/08/2020 - 11:19 | Atualizado em 24/08/2020 - 11:32

Quantos?

Umas das perguntas que mais tenho ouvido de políticos de Cáceres é: Quantos candidatos a prefeito nós teremos nesta eleição? Com a saída estratégica de Túlio Fontes (PV), e com o processo sendo definindo de forma verticalizada pelas lideranças estaduais, acredito que teremos quatro. James Cabral (PT), que vai massificar o nome para deputado estadual em 2022, Sérgio Arruda (Podemos), que vai testar sua vaidade pela primeira vez, Eliene Liberato Dias (PSB), com apoio de Pivetta, Marcinho Lacerda (MDB), Cidadania, Odenilson Silva (Republicanos), PV e PC do PB, e Paulo Donizete (PSDB), que de especulação passou a ser candidato para criar um palanque para a candidatura de Nilson Leitão ao senado. Antero de Barros foi convidado para ser o marqueteiro de Donizete. Ainda falando de marketing, Antero precisa chegar logo para assumir o lugar do Roceiro. O rapaz de Glória D’Oeste conduziu o PSDB, que não é partido dele, a dois grandes erros. Usou a mídia para dizer que tinha acertado com Anelise Silva (DEM) e Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), para vice de Paulo. Ambas negaram e ainda sentaram o pau na atual gestão.
 
Outros
 
Masato Nakahara (PTB), Enézio Mariano (PROS), Taisir Karin (PSD), João Mario Maldonado (PV), Takao Nakamoto (PRTB), José Eduardo Torres (PSC), Anelise Silva, Júlio da Semelc (PL) e Valdecir Rodrigues (Patriota), em função do tempo e da falta de musculatura política, não devem conseguir se lançar. Um outro motivo é o financeiro. Com custo mínimo de um milhão de reais, a campanha de prefeito é um dinheiro sem retorno. Um bom exemplo de como estes dois fatores são fundamentais, é que o Rei do Fakenews, já trabalha para que Takao Nakamoto seja vice de Sérgio Arruda. O problema é que Sérgio prefere Valdecir por ele ter grana para rachar a campanha. Por falar no Rei do Fake, na semana passada me mandou um post dizendo que está com Pivetta para senador. Tá com Pivetta pela comida já que é fantasma do gabinete do deputado Silvio Favaro (PSL) que é compadre de Pivetta.  
 
PDT
 
O PDT de Cáceres, em silencio, segue articulando sua chapa de vereador. Na lista ha novatos e veteranos da política. Entre os veteranos estão Maneco Silva, Professor Jardes e Tonico Caiçara. Na lista de novatos estão professor Juliano, Luizinho Bejarano, Augusto Marques, professora Gabriela e a advogada Débora Pacheco.
 
Vereadores
 
Na semana que passou recebi no Jornal Oeste a visita de vários pré-candidatos a vereador. A maioria, novatos que foram em busca de orientações sobre propostas politicas, estratégia e orçamento de campanha. A uma das favoritas entre as mulheres, a enfermeira Marilsi Queiroz (DEM), afirmei que uma campanha vitoriosa custará no mínimo R$ 50 mil. Já a Augusto Marques (PDT), afirmei que o partido tende a apoiar a aliança estadual em torno da candidatura a senador do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT). Também recebi Nael Sonaque e Thomas Canellas ambos do DEM. Thomas está colhendo propostas para o mandato, entre as quais uma que trata da diminuição da criminalidade. Já Nael está envolvido em ações na região do Junco junto à família. Os Sonaque estão recolhendo e doando cestas básicas para as pessoas de baixa renda afetadas pelo coronavirus. Ainda falando de pré-candidatura a vereador, afirmei a Nilson Magalhães (Cidadania) na semana passada que se Marcos Ribeiro (PSDB) executar seu projeto de campanha, será o vereador mais votado de Cáceres.
 
Campanha
 
Por falar em orientações, lembrei aos pré-candidatos que por conta do coronavírus, não teremos reuniões, comícios e outras atividades que gerem aglomeração. Até os cabos eleitorais que jogam santinhos na porta de casa e não pedem votos, estão correndo o risco de não serem usados nesta eleição. Vai sobrar só carros de som e carros adesivados, que não ganham eleição. A disputa será pelas mídias sociais. Quem não souber usar pode ter um caminhão de dinheiro, que não ganha a eleição.
 
Não
 
A maioria esmagadora do PV de Cáceres é contra o apoio de Túlio Fontes (PV), a pré-candidatura de Sérgio Arruda (Podemos). A maioria demonstrou simpatia pela pré-candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).

Fenômeno

Duas mulheres lideram para prefeito em Cáceres. Agora imaginam se as duas se juntarem. A tentativa do Carlos Avalone e do Francis Maris, de comprar a Vadeníria Dutra Ferreira outro dia confirma o que eu já havia dito aqui neste espaço. O PSC de Cáceres errou, mas ainda está com a faca e o queijo na mão.
Imprimir