Imprimir

Imprimir Artigo

23/08/2020 - 09:41

Vereadores de Cáceres acionam a Polícia Federal para investigar possível crime em vídeo difamatório

Após grupos e usuários de redes sociais na região de Cáceres receberem e repercutirem um vídeo difamando os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres, o Presidente da Câmara, vereador Rubens Macedo, e o vereador Valter Zacarkim foram à POLÍCIA FEDERAL na manhã de sexta-feira (21) para solicitar a abertura de inquérito visando apurar a origem do caso.

Eles entregaram, ao Delegado André Luiz Barbieri, relatórios assinados pela maioria dos vereadores e um CD, o qual contém os vídeos e prints de perfis e grupos que repassaram as mídias em questão. O Delegado confirmou que haverá apuração do caso. O vídeo em questão satiriza 14 dos 15 vereadores cacerenses do atual mandato, que se encerra neste ano, com montagem audiovisual que tenta induzir a população a não reeleger ninguém.

A montagem ainda manipula uma imagem do Presidente Rubens Macedo de maneira desrespeitosa, e nenhum vereador foi consultado quanto ao uso de sua imagem no vídeo. Importante observar que nenhum parlamentar se manifestou oficialmente a respeito de candidatura às eleições municipais de novembro, e os partidos ainda estão reunindo pré-candidatos.

Não é possível afirmar, portanto, que algum dos atuais vereadores está buscando se reeleger; em contrapartida, pode-se elencar a possibilidade de que o vídeo tenha origem e fins eleitoreiros, com seu autor objetivando minar a credibilidade da atual Legislatura diante da população para, então, se promover como alternativa. 

Assim, convém lembrar que a conduta é ofensiva e criar e repassar este tipo de conteúdo configura CRIME previsto no Artigo 326-A, Parágrafo 3º do Código EleitoralO Poder Legislativo de Cáceres repudia qualquer forma de difamação, injúria e desinformação promovidas no ambiente virtual.
Imprimir