Imprimir

Imprimir Artigo

27/07/2020 - 13:58 | Atualizado em 27/07/2020 - 16:45

Onze

A menos de quatro meses da eleição municipal, Cáceres tem onze pré-candidatos a prefeito. Enézio Mariano (PROS), James Cabral (PT), Paulo Donizete (PSDB), Cutia (PSD), Sérgio Arruda (Podemos), Eliene Liberato Dias (PSB), Takao Nakamoto (PRTB), Valdecir Rodrigues (Patriota), Zé Eduardo Torres (PSC), Túlio Fontes (PV), Marcinho Lacerda (MDB) e Anelise Silva (DEM). Oito deles são candidatos à vice ou a uma teta. Não ganhariam nem para vereador. Mas como no Brasil até analfabeto pode ser candidato, que passem vergonha.
 
PSC
 
A escolha do vereador José Eduardo Torres como pré-candidato a prefeito pelo PSC causou surpresa na semana passada. Todos esperavam que fosse a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira por conta dos seus quase dez mil votos para deputado estadual na última eleição. Ainda bem que muita coisa vai acontecer até a convenção. Neste momento, jogou errado o PSC.
 
PV
 
A bomba da semana vazou para a Coluna. O renomado jurista João Mario Maldonado, filho do vereador número um do Brasil, Hênio Maldonado, foi provocado e já está testando sua popularidade para prefeito. Ele é filiado ao PV do ex-prefeito Túlio Fontes. Outro nome do PV que está em teste é de Luiz Landim. O incentivo de outros nomes no PV é o plano B da legenda em eventual recuou de Túlio. Ai tem dedo de Fransérgio Piovesan, do Junco, vizinho de João Mario.
 
SD
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), caminha a passos largos para matar mais um bando. Ele se acovardou novamente ao vetar o nome do irmão Corsergio Albuquerque como pré-candidato a prefeito o que ajudaria na eleição de vereador. O balde de água fria comprova o indicio que ele vai mais uma vez no comodismo. Desta feita as vitimas serão o vereador oposicionista Cézare Pastorello e o presidente do SSPM, Fábio Lourenço. Eu avisei que isso aconteceria, mas não me deram ouvidos. Lembram que ele fez isso também com o Café no Bule e com a Frente Popular. O considerado João Arruda cunhou um apelido para Leonardo que caiu como uma luva. ‘Tábua de andaime’.
 
Será?
 
Na semana que passou ouvi ao menos dez experientes interlocutores políticos de Cáceres sobre a pré-candidatura de Sérgio Arruda (Podemos). Nove me disseram que tem duvidas se ele sustentará o projeto até final. Perguntei por que e eles apontaram dois fatores. A capacidade dele em agregar apoio e negociar. Tornei a questionar e me disseram que Sérgio não é da massa e tem um histórico político marcado por um ato de traição.
 
Perdidos
 
Uma entrevista dada pelo prefeito Francis Maris (PSDB), para comentar um vídeo em apoio à pré-candidatura de Paulo Donizete a prefeito, resumiu o que se passa atualmente na situação em Cáceres. Ao mesmo tempo em que manifestou apoio a Paulo, não descartou apoiar a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e nomes como de Valdecir Rodrigues (Patriota), Odenilson Silva (Republicanos) e até Sérgio Arruda (Podemos). A todos que me questionaram sobre a entrevista, respondi que ela foi efeito ‘Leonardo’. A simpatia à candidatura de Eliene demonstrada pelo deputado federal na mídia estadual colocou fogo no ‘bordel’ chamado PSDB.
 
Zona
 
Nem a casa dos prazeres da saudosa dona Katita não era como está atualmente o PSDB de Cáceres, presidido pelo prefeito Francis Maris, mas que na prática é comandado pelo roceiro teteiro que está filiado ao PR. À tentativa desesperada do roceiro de garantir emprego publico por mais alguns anos, passou dos limites. Na semana passada, Ronaldo Damacena (Iturama) Tato Giraldelli, Lauro Alcântara e Rafael Laia foram excluídos do grupo no whatsapp de pré-candidatos a vereador por defenderem a pré-candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Além disso, o vereador Claudio Henrique (PSDB), também deixou o grupo depois de ter sido informado de outra ação interna para barrar sua recandidatura. O PSDB está à beira de não fazer legenda para vereador. A bagunça já afeta até aliados. Os vereadores Denis Maciel e Rubens Macedo do PTB quase saíram no tapa na chácara do vereador Alvasir Alencar (PP) por contar da tentativa de golpe em cima de Eliene. A base governista literalmente é uma ‘fazenda de viúva’.
 
Chapona
 
Atendendo a solicitação da Coluna, feita a todos os partidos, o Cidadania presidido por Nilson Magalhães mandou a relação de pré-candidatos a vereador. Chama a atenção o grande número de mulheres, entre elas a ex-conselheira da Criança, Magaly, esposa de Nilson que será a candidata desta vez. Além dela, são pré-candidatos, Jussara, Lilian Filomena, Eliane Souza, Cidinha da Civil, Virginia do Cidade Nova, Catarina, Inácia, Marquinhos do Pula Pula, Vançan, Cabo Pinheiro, Cleber da PM, sub tenente Claúdio do Gefron, Nevilton Deluque, Isaias Bezerra, Irmão Gomes, Sergio Guilherme, Alex Ferro e Pastor Junior Pereira.
 
Andando
 
Por falar em pré-candidatos a vereador, Nael Sonaque, Odenir Nery e Thomas Canellas do DEM, Marcos Ribeiro do PSDB e professor Jardes do PDT, estão andando mais que formiga de lenha. Aonde eu vou, encontro ao menos um deles. Por conta da suspenção das competições esportivas, em razão do coronavirus, Odenir tem andado de casa em casa no seu bairro, Cavalhada. O mesmo tem feito Nael, que é filho do conhecido arbitro de futebol Natalino Sonaque, cabo eleitoral número um. Thomas me procurou para colher sugestões de ações parlamentar. Achei interessante e o incentivei a seguir os passos do avô o ex-senador senador Benedito Canellas, querido pela massa. Já Jardes, tem buscado apoio dos colegas professores, mototaxistas e freteiros. Marcos Ribeiro tem focado as ações em comunidades como o Bairro Jardim Cidade Nova. Para muitos, se colocar em prática o conhecimento que tem, será um dos eleitos.
Imprimir