Imprimir

Imprimir Artigo

21/07/2020 - 10:34

Rotary presta homenagem ao ex-prefeito Walter Fidelis

A Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL, Secção Mato Grosso deu posse ao companheiro Washington Calado Barbosa, governador distrital 2019-2020 para ocupar a cadeira número 18, que homenageia o cidadão Walter Fidelis.

A ABROL foi criada para manter registrada a história do Rotary no Brasil e de seus expoentes, homens e mulheres que através de sua dedicação, tempo e esforços se doaram à causa de servir ao próximo. Procura, assim, preservar a memória desse importante clube de serviços voltado ao trabalho voluntário iniciado pelo primeiro companheiro, Paul Percy Harris, em Chicago, Illinois , Estados Unidos no distante ano de 1905.

Quando da posse de Washington, numa cerimônia muito linda e concorrida, durante a Conferência Distrital 2017-18, em Cuiabá, com várias personalidades presentes, a Cadeira 18 foi consignada por sua indicação ao ilustre cidadão cacerense e político Walter Fidelis.

O homenageado, Walter Fidelis, na verdade nasceu em Ibitinga, São Paulo, em 1936 e aos 20 anos veio à região acompanhando os pais que foram os pioneiros de Lambari D’Oeste. Voltou para São Paulo, onde se formou em advocacia retornando para Cáceres em 1980. Na cidade que o acolheu e que ele amava foi vereador; em 1982 elegeu-se deputado estadual e em 1986 ficou na suplência de deputado federal; foi secretário de governo no governo de Carlos Bezerra. Em 1988 elegeu-se prefeito municipal, sempre pela legenda do PMDB (MDB).  Aqui em Cáceres constituiu família (esposa Mary, filhos Geraldo e Nestor); os filhos acompanharam o pai na área da advocacia tendo Geraldo chegado ao cargo de juiz de direito e comandado diversas comarcas no interior do Estado e o cargo de juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá; Nestor Fernandes, um renomado advogado, tendo ocupado diversos cargos, como o de assessor jurídico da Associação Matogrossense de Municípios e Procurador Geral de Cuiabá, entre outros.

Do nosso homenageado, Walter, temos a viva lembrança de ser um homem trabalhador, inteligente, educado, gentil e que sempre tratava a todos com extrema cordialidade. Walter nos deixou em 14 de agosto de 2016, aos 80 anos, nos legando bons exemplos e nos deixando muitas SAUDADES.

A família rotária se junta à homenagem do companheiro Washington Calado Barbosa ao nosso imortal detentor da Cadeira 18 da ABROL.
Imprimir