Imprimir

Imprimir Artigo

12/07/2020 - 09:17

Em Cáceres, vereadores e comerciantes dizem que o decreto de Lei Seca é inútil

Durante toda a manhã de sábado (11), e até às 14h na parte da tarde, supermercados e distribuidoras estavam lotados de pessoas comprando e fazendo estoque de bebidas. Diversas fotos e até vídeos circularam pelos grupos de WhatsApp.

O motivo dessa corrida às compras foi o recente Decreto 370, de 10/07/2020, que determina a quarentena domiciliar obrigatória de pessoas do grupo de risco e a proibição da venda de bebidas alcóolicas a partir de segunda-feira (13).

Os comerciantes, principalmente os distribuidoras de bebidas, disseram que a medida só vai prejudicar mais ainda quem trabalha direito. Alegam que sem proibir o transporte, os cidadãos podem muito bem se cotizar para trazer bebidas de Mirassol D´Oeste e até de Cuiabá.

Por outro lado, vereadores como o Cézare Pastorello (SD) manifestaram que o decreto é inútil. Que a determinação de quarentena domiciliar para grupos de risco não tem como ser fiscalizada, muito menos é aplicável na prática, já que grande parte da população é hipertensa ou tem obesidade acima do limite do decreto. Alega também que, como o nome diz, para ser Lei Seca a proibição tinha que passar pelo executivo e legislativo, e que não existe Decreto-Seco.

Veja o vídeo.
Imprimir