Imprimir

Imprimir Artigo

06/07/2020 - 11:17 | Atualizado em 06/07/2020 - 16:47

Buscas por tutoriais na internet crescem durante a pandemia

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos brasileiros estão tendo que aprender a fazer em casa diversas coisas que, anteriormente, costumavam pagar pelo serviço da realização. De acordo com um levantamento do site GUIA55, que levou em consideração as pesquisas feitas no Google, o número de buscas pela palavra “tutorial” cresceu quase 33% entre fevereiro e maio deste ano. Já o número de pessoas que pesquisam as palavras “aprender” e “em casa” quase dobrou.

Entre os tutoriais mais pesquisados estão os relacionados às medidas de prevenção ao coronavírus: como fazer máscaras de tecido, que teve um aumento de 3200% nas buscas, e como fazer álcool em gel, com um aumento de 3600%. Vale lembrar que a produção caseira do álcool em gel é contraindicada. Já as máscaras são totalmente indicadas para uso e confecção caseira.

Cuidados com a aparência também representam uma grande preocupação durante a pandemia, mas sem os salões de beleza e barbearias, o jeito encontrado pelos brasileiros foi tentar aprender técnicas por conta própria. Por isso, o número de buscas pela frase “como cortar o cabelo em casa” cresceu 400% entre fevereiro e maio, segundo o levantamento.

Esta procura por dicas de beleza em casa, inclusive, foi uma saída encontrada por donos de salões para garantir o sustento durante a pandemia. Utilizando as redes sociais para criar conteúdos educativos, muitos conseguiram manter a clientela e até angariar possíveis clientes para o futuro próximo.

O tempo livre também estimulou a inovação culinária em muita gente. A busca por receitas na internet cresceu 62%, também entre fevereiro e maio, com destaque para a busca “como fazer hambúrguer caseiro”. Além disso, também aumentaram as buscas por ideias de artesanato, dicas para a prática de exercícios em casa e aulas de música online.

O aprendizado de idiomas também está em alta, mostrando que os brasileiros realmente dedicaram o tempo livre à educação. As buscas por métodos para aprender inglês sozinho cresceram 200%. Além disso, também subiu consideravelmente o número de pessoas que estão buscando maneiras de aprender coreano.


Criação de conteúdo surge como uma saída

Com tantas pessoas querendo consumir dicas e tutoriais, aumentou também o número de criadores de conteúdo para a internet. A população aprendeu a usar as lives e, assim como no caso dos salões de beleza, esta vem sendo a estratégia de muitos brasileiros para fugir da crise financeira e conseguir uma renda extra.
Desta maneira, quem busca dicas para fazer algo em casa, não encontra apenas recomendações genéricas, e ainda pode ter um tipo de assessoria personalizada sobre determinado assunto. Além de facilitar na aprendizagem, beneficia aqueles que não estão podendo trabalhar por conta das medidas de restrição. Imprimir