Imprimir

Imprimir Artigo

03/07/2020 - 10:09

Sem nenhum, óbito Hospital Regional de Cáceres é requisitado por familiares de pacientes de Covid-19

A estrutura e o tratamento humanizado, principalmente, de pacientes contaminados pelo Covid-19 fazem do Hospital Regional “Antônio Fontes” em Cáceres, um dos mais seguros e requisitados da região Oeste do Estado. Embora, o protocolo da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) oriente para que os infectados sejam encaminhados, a princípio, para o Hospital São Luiz, muitos fazem questão de que sejam levados para o Regional.
 
“A gente sabe que no Hospital Regional, as chances de cura são maiores. O hospital está muito bem estruturado e com médicos experientes e capacitados” disse a esposa de um caminhoneiro, diagnosticado com o novo coronavírus, vindo de Pontes e Lacerda, na semana passada.
 
Um ex-vereador de São José dos IV Marcos que está com uma irmã contaminada também luta para que ela seja tratada no Regional. “Estamos acompanhando os casos dos outros hospitais. A família está vendo a possibilidade de que nossa irmã seja levada para o Hospital Regional de Cáceres. As informações são de que lá, o tratamento é mais seguro e com corpo de profissionais capacitado”.
 
Até mesmo uma médica de Cáceres, que trabalha na linha de frente no combate a doença, em conversa com um grupo de amigos, sugeriu que “caso eu seja contaminada me levem para Cuiabá, ou para o Hospital Regional”.
 
A direção do hospital, no entanto, evita comentar sobre a sugestão dos familiares dos pacientes.
 
Em contato, via-telefone, o diretor administrativo, Onair Nogueira, disse ser “gratificante” saber que o trabalho desempenhado pela equipe está sendo reconhecido. “Isso é gratificante. Mas, estamos apenas fazendo o nosso trabalho nada mais que isso. É certo também que contamos com o selo de qualidade Gilberto Figueiredo e Carolina Dobes” afirma numa referência ao secretário de Estado de Saúde e a secretária adjunta de Gestão Hospitalar.
 
Ressalta que, o reconhecimento e a credibilidade dos serviços desempenhados pelo Hospital Regional é o resultado de um projeto do atual governo. E, acrescenta que, além do tratamento, foram abertos no mês de junho, 10 novos leitos clínicos exclusivos para pacientes em tratamento de Covid-19. E, o que é mais, importante, conforme o diretor, o hospital não teve nenhuma perda de vida, desde o início da pandemia.

Os novos leitos para a unidade hospitalar, anunciados no mês de maio pelo governador Mauro Mendes, começa a ser entregues. Dos 30, os 10 primeiros leitos clínicos foram entregues no mês de junho. Os 20 restantes, entre eles, 10 UTIs para atender pacientes com o Covid-19 deverão estar concluídos nos próximos dias.
 
Ao contrário de a maioria das ampliações hospitalares, em várias partes do país, a ampliação não é hospital de campanha, mas uma estrutura definitiva para a população. E a atual UTI adulta será ampliada, passando de 6 para 10 leitos.
 
Para melhorar ainda mais o atendimento, o hospital passou a contar com profissionais médicos especialistas em neurofisiologia, neurologia e neurocirurgia. Este último, já tem se destacado pelas cirurgias de alta complexidade realizada no hospital. Inclusive, na última terça-feira foi realizada, com sucesso, uma artrodese de coluna cervical. Procedimento que antes era regulado para capital e que, na maioria das vezes, o paciente ficando tempos internado aguardando vagas.
Imprimir