Imprimir

Imprimir Artigo

29/06/2020 - 19:45

Álcool em gel produzido no IFMT Cáceres beneficia estudantes de escolas públicas, povos indígenas e comunidades tradicionais

O projeto de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo de 'Produção e Distribuição de Álcool em Gel para Famílias de baixa renda cadastradas no Programa Bolsa Família' já produziu mais de 12.600 embalagens de álcool em gel. Entre os grupos beneficiados, o projeto passou atender estudantes de escolas públicas estaduais de Cáceres, bem como povos indígenas e comunidades tradicionais de Mato Grosso.

Coordenado pelo professor Admilson Costa da Cunha, o projeto envolve nove profissionais de química e de outras áreas do conhecimento do IFMT Cáceres na produção do álcool em gel, 70%, para famílias em situação de baixa renda do município. A medida, aprovada em edital do IFMT para enfrentamento à emergência decorrente do coronavírus, é subsidiada com recursos de custeio e conta com o apoio do Conselho Regional de Química que doou 4 mil litros de álcool como matéria-prima para a produção.

No projeto inicial, o objetivo era produzir 4 mil embalagens de 500ml de álcool em gel e, a partir do trabalho em rede por meio de parcerias e em campanha solidária envolvendo mais de 15 entidades, sindicatos e instituições públicas, o atendimento foi ampliado e contempla famílias de baixa renda do Cadúnico, instituições de assistência à crianças, adolescentes, jovens e idosos, hospitais, unidades de saúde, povos indígenas, comunidades tradicionais e também as famílias e estudantes de escolas da rede pública estaduais que recebem cestas de alimentação da merenda escolar.

Treze escolas estaduais do município já entregam para famílias de estudantes cadastradas nos kits de alimentação escolar, o álcool em gel indicado para higienização das mãos como medida de prevenção à Covid-19: Escolas Ana Maria das Graças Souza Noronha, Esperidião Marques, Leonardo Ambrósio Filho, Leopoldo Ambrósio Filho, Onze de Março, Professor Demétrio Costa Pereira, Professor Natalino Ferreira Mendes, Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, Senador Mario Motta, São Luiz, União e Força, e o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

No atendimento às comunidades tradicionais, o álcool em gel já foi entregue pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT) para comunidades tradicionais da baixada cuiabana. A estimativa é que outras comunidades tradicionais pantaneiras da divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul também recebam o produto.

Os povos indígenas Chiquitanos, Umutina e Rikbaktsa são atendidos em ação humanitária em parceria com o projeto Covid realizado pela Faculdade Indígena Intercultural, Faindi, Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e a Fundação Nacional do Índio, Funai.

Mobilização

A distribuição do álcool em gel produzido no IFMT Cáceres é feita pela Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol) em parceria com Núcleo da Unemat Unitrabalho, por meio de uma campanha de solidariedade que envolve 16 entidades, entre instituições educacionais, setores públicos, organizações não-governamentais, sindicatos, diocese e pastorais sociais da Igreja Católica.

Como enfrentamento as dificuldades geradas pela pandemia, a campanha mobiliza doações para produção e entrega de kits contendo, além do álcool em gel, informativo com orientações de prevenção à Covid-19, máscaras e material de higiene. 

Participam da campanha, o IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, o Núcleo Unemat/Unitrabalho, Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol), SINASEFE Seção Cáceres; Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/Cáceres); Diocese São Luiz de Cáceres; Instituto Salesiano Santa Maria; Colégio Imaculada Conceição; Universidade do Estado de Mato Grosso; Instituto Gaia – Programa Humedales Sin Fronteras; Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT); Projeto Gonçalinho; Adri Química; Polícia Militar – Força Tática; Secretaria Municipal de Assistência Social.
Imprimir