Imprimir

Imprimir Artigo

26/06/2020 - 09:03

Liminar garante remédio Canabidiol a criança especial de Cáceres

Na tarde da última quarta-feira, 24, a Justiça Federal deferiu liminar em ação protocolada pelo Coletivo de Advogados Carlos Alberto Reyes Maldonado, para que a União e o Estado de Mato Grosso forneçam gratuitamente o remédio Canabidiol Revivid Pure para o tratamento de criança especial de Cáceres, que tem quadro de sequela neonatal com epilepsia de difícil controle, atraso global de desenvolvimeto, tetraplegia espática e distúrbio de deglutição com doença do refluxo gastro-esofágico.  

O canabidiol, que é uma substância extraída da planta da maconha (Cannabis sativa), não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e ainda não tem registro na ANVISA, mas a medicação vem sendo amplamente reconhecida no mundo todo pelos potentes benefícios terapêuticos no tratamento da epilepsia de difícil controle, amenizando e estabilizando o quadro. A Justiça Federal determinou o fornecimento da medicação, dando vinte dias para que a União e o Estado de Mato Grosso forneçam o remédio, sob pena de apreensão do valor necessário nas contas públicas.

Com o aumento da frequência das crises convulsivas na criança, e a dificuldade e alto custo para a obtenção dos remédios necessários, que podem chegar a um preço médio de R$ 1.200,00 por mês, a mãe da criança, Ana Paula Cuiabano Gomes, vem promovendo campanhas de doação nas redes sociais, em um esforço conjunto de solidariedade com setores da sociedade para garantir a continuidade no tratamento do filho e pagar as despesas com médicos, fisioterapia e demais medicamentos.

Nas redes sociais (veja abaixo), Ana Paula destacou a razão pela qual vem promovendo a campanha de solidariedade e enfatizou que, no final, fará a devida prestação de contas na internet para aqueles que colaboraram. Ainda agradeceu a todos que têm colaborado com a campanha, que continuará até que a União e o Estado de Mato Grosso cumpram com a decisão da Justiça, e entreguem efetivamente os remédios conforme as prescrições médicas e determinação judicial.

Você também pode ajudar. Segue a postagem de Ana Paula abaixo, para compartilhamento, com o link para a vaquinha virtual que vem ocorrendo.

Link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vamos-ajudar-antonio-emanuel

A imagem pode conter: texto
Imprimir