Imprimir

Imprimir Artigo

22/06/2020 - 13:32

Municípios da região se unem para montar 30 UTIs,. Cáceres fora

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISO-MT), poderão se unir e ativar o Hospital Municipal de São José dos Quatro Marcos (a 315km de Cuiabá) para atender infectados pela Covid-19, conforme proposta de disponibilização apresentada pelo prefeito, Ronaldo Floreano dos Santos.

Na proposta, Ronaldo Floreano informou que o Hospital Municipal foi recém reformado, está com sua estrutura predial pronta e tem capacidade para acomodar 30 (trinta) leitos.

O prefeito observou que diante da situação vivenciada com a pandemia do novo coronavírus a nível mundial, assim como na região e no Estado de Mato Grosso, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores é a falta de unidade hospitalar para atender a demanda. "A municipalidade coloca à disposição a estrutura predial do nosso hospital para concentrar atendimentos de pacientes com Covid-19 em estágio de recuperação, uma vez que essa unidade está localizada em região estratégica", disse.

Ronaldo Floreano ressaltou que para a unidade hospitalar se tornar um Centro de Atendimento de recuperação de pacientes com Covid-19 será necessário estabelecer parcerias com o Estado de Mato Grosso, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso, bem como, com todos os municípios beneficiados, para contratualização de valores que contemplem todos os gastos com equipamentos, insumos, medicamentos, equipes de trabalho, dentre outros.

Floreano informou que o Governo do Estado iniciou tratativas com o município de Mirassol d’Oeste (a 14km de Quatro Marcos) para efetivar parceria, objetivando estabelecer um Centro de Atendimento, porém, observou que a Unidade Hospitalar de Mirassol d’Oeste já se encontra com capacidade máxima atingida e diante dessa realidade, o município de São José dos Quatro Marcos se colocou à disposição, para que, havendo interesse das partes envolvidas, possa concentrar uma unidade de atendimento aos pacientes em recuperação da Covid-19, não apenas da nossa região, mas também os demais pacientes do Estado de Mato Grosso.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso é composto pelos municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

O deputado estadual, Dr. Gimenez, que representa a região na Assembleia Legislativa (AL) e mantém escritório parlamentar com grande estrutura em São José dos Quatro Marcos, se colocou à disposição para somar esforços, para concentração dos atendimentos de infectados pela Covid-19 no Hospital Municipal, conforme proposta apresentada pelo prefeito Ronaldo Floreano.
Imprimir