Imprimir

Imprimir Artigo

17/06/2020 - 10:02

Escola Técnica de Cáceres se chamará 'Adriano Silva'

A Escola Técnica Estadual de Cáceres, que será concluida este ano, deverá levar o nome professor Adriano Silva, morto recentemente pelo coronavírus.

A proposta foi apresentada no último dia 9, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pelo líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco.

Veja abaixo a justificativa apresentada pelo parlamentar:

O objetivo da presente proposição é prestar a justa e devida homenagem ao saudoso Professor Adriano Silva, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMAT), doutor em Ciências Políticas, ex-reitor da Universidade Estadual de Mato Grossi (UNEMAT), ex-deputado estadual, pelos serviços prestado por anos ao Estado de Mato Grosso. Adriano Silva era advogado e ingressou na UNEMAT como professor em 1998.

Na instituição, além da docência, o professor atuou na gestão do departamento e da faculdade de Direito, como coordenador do campus Jane Vanini, em Cáceres, até assumir a gestão superior da Unemat, no período de 2010 a 2014, como reitor da universidade.

Como reitor da Unemat, foi responsável pela expansão da Universidade, com a aprovação da oferta de nove novos cursos, em nove câmpus, escolhidos por meio de pesquisa de demanda nas localidades contemplada, quais sejam Medicina (Cáceres), Ciências Jurídicas (Alta Floresta, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda), Administração (Juara), Engenharia Elétrica (Sinop), Geografia (Colíder) e Engenharia Civil (Tangará da Serra e Nova Xavantina). Ainda em sua gestão, houve a criação dos câmpus universitários nos municípios de Diamantino e Nova Mutum, passando de 11 para 13 câmpus da Unemat no Estado.

Na militância política com foco no desenvolvimento da educação, o professor foi candidato a prefeito de Cáceres e a deputado, assumindo a cadeira por dois períodos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (2014 e 2016), atualmente era suplente de deputado federal.

O professor Adriano lutou incansavelmente por mais recursos para investimento em ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso, ao passo que buscava o ensino superior público, gratuito, de qualidade.

Acreditava na educação superior e investimento em ciência, tecnologia e inovação como instrumentos de elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e superação da pobreza e da desigualdade para todos os mato-grossenses.

Como não poderia ser diferente, sua morte causou comoção pública sendo ilustrada em inúmeras manifestações publicamente.

Pelo exposto, acolhemos com grande empenho esta reivindicação e pedimos a colaboração dos nobres pares na aprovação da presente matéria.

Edifício Dante Martins de Oliveira Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 09 de Junho de 2020

Dilmar Dal Bosco
Deputado Estadual
Imprimir