Imprimir

Imprimir Artigo

08/06/2020 - 17:27

Cáceres ganha unidade móvel para 'capar' cães e gatos de rua

Dois anos depois de fazer compromisso, Cáceres finalmente concretizou a compra do Castramóvel, uma unidade móvel para castração de cães e gatos de rua. O recurso é de uma emenda do ex-deputado federal Ezequiel Fonseca.

O Veículo é equipado com centro cirúrgico, com aparelhos necessários para as cirurgias e com uma estrutura que se converte em tendas para cadastrar e atender os beneficiários. O castramóvel é dividido em sala de tricotomia (onde os animais são preparados para o procedimento), sala de antissepsia (uma espécie de lavabo cirúrgico) e centro cirúrgico, com capacidade para atender até dois animais simultaneamente.

Em Cáceres, segundo dados da Vigilância Sanitária, existe uma população canina estimada em 21.000 animais, sendo que aproximadamente 2.000 são de cães sem domicílio. Somam-se a estes últimos, cães semi-domiciliados, que passam parte do dia soltos nas ruas.

Trata-se de uma situação bastante preocupante uma vez que o município não dispõe de um Centro de Controle de Zoonoses, órgão responsável pelas campanhas de controle populacional de cães e gatos em vários municípios brasileiros. Além disso, em levantamentos realizados pela Vigilância Sanitária, aproximadamente 5% dos cães da área urbana de Cáceres são portadores da Leishmaniose, uma grave doença que pode ser transmitida para os seres humanos.
  Imprimir