Imprimir

Imprimir Artigo

07/06/2020 - 08:56

PMs que atuam em Indiavaí e Mirassol pegam coronavírus

6º Comando Regional de Cáceres confirma que 2 PMs testaram positivo para Covid-19 e outros 6 aguardam resultado de exames.
 
Dois policiais militares de 6º Comando Regional da Policia Militar estão com Covid-19 foram afastados. Eles foram diagnosticados com a doença, e segundo a Polícia Militar, foram isolados imediatamente. Os pacientes são dos municípios de Indiavaí e Mirassol D’Oeste.

Ainda de acordo com a corporação outros 6 foram afastados e estão isolamento domiciliar aguardando os exames, por terem dito contato com os policiais que testaram positivo.

Os policiais confirmados encontram-se em isolamento em sua residência em Cáceres e o outro internado em Cuiabá.
Em nota o 17º BPM afirmou que as ações não param para a inibição das ações criminosas que ocorrem na região, pois a bandidagem também não para e operações são realizadas, seja na cidade ou nas estradas tidas como “cabriteiras”, nas zonas rurais dos 11 municípios de fronteira, que compreende a regional.

Outro alerta é para as ligações seja feita para as Vigilâncias Sanitárias de cada município para os casos de aglomerações e não para a Policia Militar, pois a PM dá apoio a Vigilância Sanitária, nestes casos. Onde as equipes da prefeitura fazem a orientação e caso ocorra necessidade pedem o apoio da PM

As pessoas devem ligar primeiro para a vigilância sanitária. Telefone (65) 3261-3102

Em Mato Grosso, segundo o boletim da SES-MT de ontem sábado (6), 3.788 casos confirmados da Covid-19, com 2.246 em isolamento domiciliar e 1.203 estão recuperados.

Desde o início da crise da pandemia, a PMMT monitora e acompanha diariamente os registros e a assistência oferecida aos policiais com a Covid-19. Esse sistema registra atualmente 41 casos positivos para a doença, 132 afastamentos e 54 descartados, ou seja, que deram negativo. No total, 186 PMs estão sob acompanhamento da Diretoria de Saúde (DSAU) da PMMT, da Coordenadoria de Assistência Social (CAS) e dos comandos regionais.

Dos 41 casos confirmados, seis policiais estão internados, sendo cinco em UTI e um em leito de enfermaria, quatro já estão recuperados e os demais cumprindo a quarentena.
 
Medidas de prevenção
 
A PM já distribuiu entre os policiais militares quase 20 mil máscaras, uma média de três para cada policial, além de álcool 70% em quantidade suficiente, já que é a instituição militar é quem faz o envasamento do produto que serve aos órgãos públicos e dezenas de entidades no Estado. Também, por meio dos comandos regionais, em parcerias com o Corpo de Bombeiros e empresas vem realizando a desinfecção de viaturas e quartéis com casos confirmados, suspeita da Covid-19 ou mesmo preventivamente.

O comandante-geral da corporação, coronel Jonildo José de Assis, destaca que todas as medidas protocolares exigidas foram adotadas e agora estão sendo reforçadas com o objetivo de fazer com que a Covid-19 impacte o mínimo possível a tropa e os serviços prestados à população.

Assis observa que em um universo de 7.100 profissionais, como é o quadro da PMMT, comparativamente o número de casos positivos está em níveis aceitáveis. O comandante lembra que são os policiais militares que estão diariamente na linha de frente do combate à criminalidade e da fiscalização das medidas de restrição e prevenção ao coronavírus.

“O que estamos fazendo é buscar e implantar ações que possam reduzir ao máximo esses riscos e fazer com que o número de policiais acometidos pela Covid-19 seja o menor possível”, completa.
 
NOTA COMPLETA

Comunicado
 
Devido a inúmeros questionamentos, informamos que a Polícia Militar como Órgão de Segurança, assim como as equipes da Saúde, Vigilância Sanitária, servidores da limpeza e algumas outras profissões também está na linha de frente durante a pandemia, tendo que continuar com suas funções de segurança pública, realizado atendimento das ocorrências diárias.

Nestas ações de linha de frente, os policiais entram em contato diretamente com muitas pessoas de toda a região, além dos viajantes que chegam e que passam.

 Algumas ocorrências exigem o verdadeiro corpo a corpo, para conter ações delituosos e criminosas em defesa da vida e do patrimônio.

 Infelizmente nestas ações os equipamentos de proteção, como o álcool Gel e a máscara não são suficientes, sendo que em várias situações acabam saindo do rosto dos policiais e não produzem seu efeito preventivo.

Por outras vezes, infratores chegam a cuspirem contra os rostos dos policiais, alegando que estão contaminados para serem soltos ou evitar sua detenção.

Apesar dos riscos inerentes a profissão e mesmo com uso de equipamentos de proteção como máscaras e álcool 70% em diversas operações no combate ao crime e nas orientações das operações dispersão acabamos tendo contato físico em decorrência de algumas desobediências e resistência.

Isto compromete o setor operacional e com isto temos o efetivo reduzido na região, sendo que Araputanga assim como outras cidades estão com os serviços prejudicados, e os militares que estão atuando se desdobrando para atender a população, mesmo vendo a situação de seus companheiros, para manter as atribuições básicas de segurança.

Infelizmente na área do 17º BPM temos 02 militares testados positivamente e 6 em isolamento domiciliar, onde um se encontra em isolamento em sua residência em Cáceres e o outro internado em Cuiabá.

Mas mesmo assim a PM não para inibir as ações criminosas que ocorrem, pois a bandidagem também não para e operações são realizadas em toda a região, seja na cidade ou nas estradas tidas como cabriteiras, nas zonas rurais dos 11 municípios de fronteira.

No caso das ligações referente as aglomerações, a PM dá apoio a Vigilância Sanitária, nestes casos. Onde as equipes da prefeitura fazem a orientação e caso ocorra necessidade pedem o apoio da PM

Então quando a vigilância Sanitária comparece para averiguar ou ainda recebe algum tipo de ameaça ou dificuldade de cumprir a orientação das pessoas ai aciona a PM para que possa dar o apoio.

As pessoas devem ligar primeiro para a vigilância sanitária. Telefone (65) 3261-3102

A polícia Militar dá apoio em diversos municípios a estas ações e pede encarecidamente que as pessoas levem à sério os riscos de morte, que está pandemia apresenta.

Com a graça de Deus e o comprometimento de todos poderemos sair desta, mas todos temos que remar para o mesmo lado, não adianta a saúde, a vigilância Sanitária, o governo e a polícias fazerem sua parte se todos não cooperarem.

Juntos somos mais fortes, mas neste momento seremos mais fortes se permanecermos separados em prol de apenas um objetivo, preservar a vida de todos.

A PM realiza ações em conjunto com a vigilância em todos os municípios, Operação Dispersão”. Mas infelizmente neste momento nossos policiais, que estão na linha de frente, também estão acabando por se contaminar, ou tendo que permanecer isolados por entrar em contato com pessoas com resultado positivo para o COVID-19. Por força de protocolo e para resguardar a todos os outros policiais que já correm o risco imenso diariamente, os policiais que entram em contato com portadores do COVID 19, permanecem em isolamento e fazem os testes.
Imprimir