Imprimir

Imprimir Artigo

31/05/2020 - 08:28

​Controlador da prefeitura de Cáceres terá que ser demitido

Uma decisão da última quinta-feira, 28, do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira, acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios batizados de 'maquiadores', aqueles que, em sua maioria, nomeados por prefeitos por afinidade política e sem formação técnica, 'ajustam' erros para não serem apanhados durante auditagem.

A decisão deve ser aplicada de imediato em Rondonópolis, mas será extensiva a todos os municípios de MT.

O prefeito Zé do Pátio (SD) agora terá de exonerar José Fabrício do posto de auditor-geral e nomear na vaga de primeiro escalão um profissional de carreira de auditor e/ou controlador interno do município.

Isso garante autonomia das controladorias no desempenho das atribuições, afastando ingerência de terceiros, no acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
 
Em Cáceres, a medida deve levar a exoneração do Arnaldo Donizeti Traldi, que desde abril de 2014 ocupa a função.
 
Ele deve ser substituído por Robson Máximo da Costa, único dos dois aprovados em concurso em 2016 para a função, que foi nomeado.
 
Nascido em Palestina-SP, Arnaldo é graduado em Ciências Contábeis na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em 2001 com especialização em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pela própria Unemat.
 
Ele foi aprovado em concurso público em 2002 no cargo de Contador na Prefeitura de Cáceres.

Foi nomeado Tesoureiro do Município em 2007 durante a gestão do prefeito Ricardo Luiz Henry.
 
No ano seguinte ocupou o cargo de Coordenador Contábil e em 2009 assumiu a Chefia de Contabilidade até 2011.
 
Neste mesmo ano, assumiu novamente o cargo de Coordenador Contábil até a data de 01/04/2014, quando foi nomeado ao cargo comissionado de Controlador Geral do Município onde permanece até esta data. (Com RDNEWS)
Imprimir