Imprimir

Imprimir Artigo

25/05/2020 - 11:41 | Atualizado em 25/05/2020 - 09:18

Novidades

Dois fatos políticos podem dar uma grande mexida nas articulações com vistas às eleições municipais em Cáceres. Uma fonte próxima ao secretário de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, afirmou que ele deixará a pasta e em seu lugar deve assumir o suplente de deputado federal Adriano Silva (DEM). A medida visa potencializar a pré-candidatura de Adriano a prefeito e será tomada em função da mudança no prazo para desincompatibilização com a mudança da eleição para dezembro. Outro fator que movimenta os bastidores neste momento é a decisão do vice-governador Otaviano Pivetta de não abrir mão de um segundo suplente de sua chapa para senador da região de Cáceres. O nome desejado agora é do ex-prefeito Túlio Fontes (PV), que também vem sendo sondado para ocupar uma Secretaria no governo Mauro Mendes (DEM). No caso da ida para o governo, seria uma forma de turbinar a pré-candidatura de Túlio a prefeito.
 
Prefeitáveis
 
Se Túlio firmar com Pivetta ou no governo do Estado, o PV vai ter que lançar mão de outros nomes para prefeito. E as opções não são ruins. Anne Viegas, Renato Fidelis e o fisioterapeuta Luiz Landim, têm musculatura para uma eventual disputa. Conversei com Landim sobre isso e ele não descartou.
 
Novatos
 
Conheço o Iturama, Lauro, Laia, Arineia e Claudio Henrique que são pré-candidatos a vereador pelo PSDB, mas ouso arriscar que as surpresas serão Marcão do Esporte e Marcos Ribeiro. Marcão porque é humilde e transita muito bem no esporte e Marquinho porque sabe fazer política e têm fortes apoiadores, o que lhe garante algo vital na competição, estrutura, ‘bala na agulha’. Até agora, é o mais profissional dos pré-candidatos do PSDB. Anda todo o dia e atua em várias frentes. Faz o que Manga Rosa está fazendo no PSB. Com relação ao PSB, fiquei feliz em saber que o companheiro João Arruda do Jornal Cacerense está animado para concorrer a vereador.
 
PDT
 
Aliás, o João me deu um presente na última edição do seu jornal. Ele anunciou os nomes dos nossos pré-candidatos a vereador do PDT e me surpreendeu ao mencionar o interesse na disputa do nosso vice-presidente, Alexandre Quida, o Xandão. Por falar em Xandão, também fiquei feliz em saber que o nome do seu pai pode ser apresentado pela OAB de Mato Grosso para concorrer a uma das nove vagas recém-criadas para Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Ricardo Quida, como advogado, dispensa apresentação. Seria um orgulho para Cáceres.
 
Água
 
O assunto da semana nos grupos whatsapp de Cáceres foi à divulgação da articulação do secretário de Meio Ambiente, Junior ‘sitiante’ Trindade, para assumir a Águas do Pantanal. Como antecipei aqui há tempos, ele está pilhando Paulo Donizete para ser o eventual pré-candidato a vice-prefeito de Eliene Liberato Dias (PSB). Até articulou com o prefeito Francis Maris (PSDB) para filiar Paulo no PSDB com direito à foto e tudo. Só que colocar o ‘sitiante’ para administrar R$ 18 milhões em grana viva 'CENSURADO PELA JUSTIÇA'. O melhor nome da prefeitura para o cargo é do advogado Gustavo Calábria que acumula hoje as pastas de Planejamento e Fazenda. Competente, sério, a politico, e acima de tudo, honesto.
 
Denuncias
 
Um grupo de 14 fiscais que atuam na fiscalização de obras e projetos da prefeitura de Cáceres formalizaram no Ministério Publico Estadual uma denúncia de que servidores dos serviços gerais do município estariam atuando ilegalmente como fiscais, em cumprimento a uma determinação do prefeito Francis Maris (PSDB). Se comprovada a denuncia, o prefeito e os servidores podem responder por improbidade administrativa, já que se trata de crime de usurpação de função de agente publico concursado.
Imprimir