Imprimir

Imprimir Artigo

18/05/2020 - 06:53 | Atualizado em 18/05/2020 - 06:58

Sindicatos dos professores do IFMT e da Unemat criticam prefeitura de Cáceres por humilhar interinos da educação

Os sindicatos dos professores da Unemat e IFMT, por meio de suas representações em Cáceres, divulgaram uma nota conjunta em solidariedade aos 311 interinos da educação do município que estão sem receber seus sálarios por uma ingestão política da prefeitura e da maioria dos vereadores governistas. Leia abaixo a nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS EDUCADORES INTERINOS DO MUNÍCIPIO DE CÁCERES-MT
 
BASTA DE DESRESPEITO COM OS PROFISSIONAIS INTERINOS DA EDUCAÇÃO NO MUNÍCIPIO DE CÁCERES!
 
Continuando as práticas de desrespeito com o funcionalismo público municipal, o Prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) publicou no dia 20 de abril do corrente ano, no Diário Municipal da AMM/MT, o Decreto nº 188 que determina a suspensão dos contratos temporários, devido a quarentena e a suspensão das aulas decorrentes da crise sanitária pandêmica da COVID-19, afetando diretamente 311 colegas educadores da rede municipal de ensino.
Seguindo a cartilha neoliberal e antipopular de Bolsonaro/Guedes na esfera federal e de Mauro Mendes (DEM) na esfera estadual, o Prefeito Francis Maris também está colocando a conta da crise econômica, social e sanitária nas costas dos servidores públicos. Alegando pretensa queda na arrecadação do município e de redução no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), o Prefeito e sua Secretária Municipal de Educação, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, escondem da população cacerense a real condição orçamentária do município, não demonstrando o quantitativo de cargos comissionados apadrinhados na máquina pública e as ações e obras públicas fora de contexto em tempos de pandemia, sem contar a distorção das informações perante o FUNDEB que teve aumento de cerca de 10% em 2019.
Pressionado pelos educadores interinos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e pela sociedade civil, o Prefeito fez a insana proposta de quitar apenas 50% dos salários dos educadores durante o período da crise sanitária. Sem levar em conta o valor irrisório dos salários, que muitos desses educadores são arrimos de famílias e que tal atitude aguça a própria crise econômica no município, diminuindo o consumo e a prestação de serviços na localidade.
Achamos justa a iniciativa da Câmara Municipal de Cáceres em devolver o sobejo do duodécimo para o poder Executivo no intuito de prover ações que amenizem o impacto da pandemia, inclusive na quitação integral dos salários dos educadores interinos. Contudo, achamos lastimável a subserviência de alguns vereadores perante ao poder executivo municipal, especialmente em “incentivar”/pressionar que os interinos assinem um termo de compromisso para acessar 50% dos seus vencimentos! Salário que, humanamente e moralmente, o poder público já deveria ter pago!
Os sindicatos dos educadores da educação federal profissional, técnica e tecnológica e do magistério superior estadual, se solidarizam de forma irrestrita com os colegas educadores do município. Qualquer desrespeito de direitos a qualquer categoria é um ataque a toda classe trabalhadora e merece nossa solidariedade e unidade na luta!
 
PAGAMENTO INTEGRAL DOS SALÁRIOS JÁ!
 
Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT)
Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SINASEFE)
Imprimir