Imprimir

Imprimir Artigo

08/05/2020 - 15:17

Hospital São Luiz suspende atendimento pelo SUS em plena pandemia de coronavirus

O que já não era tão bom ficou ainda pior. O Hospital São Luiz suspendeu desde segunda-feira (4/5) o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos pacientes da região, inclusive, alguns casos confirmados de coronavirus, está sendo encaminhada para o Hospital Regional e outros para Cuiabá. Em Nota a direção admite. Porém, diz que “está reorganizando os leitos”.

Veja abaixo a Nota do Hospital

A princípio, o diretor administrativo da unidade Jean Cléber Spricigo assegurou que a informação de suspensão dos atendimentos “não procede” e que “continua normalmente”. Por outro lado, no entanto, a diretora do Escritório Regional de Saúde, Antônia Maria Rosa diz que encaminhou um ofício a direção do hospitalar solicitando esclarecimentos sobre a interdição de alguns leitos, constatados por uma equipe do escritório.

“Não nos foi passada nenhuma informação oficial a respeito de suspensão dos atendimentos. Porém, diante da interdição de alguns leitos hospitalares – que pode ser por problemas técnicos – encaminhamos oficio a direção, mas ainda não obtivemos resposta” diz Antônia Rosa admitindo que alguns pacientes de casos confirmados do coronavirus da região, estão sendo encaminhados para Cuiabá.

“Alguns casos de Covid da região, realmente, estão sendo encaminhados para Cuiabá, onde há maior disponibilidade de leitos” afirmou. No Hospital Regional alguns profissionais de saúde confirmam que, nos últimos dias, vários pacientes que não conseguiram atendimentos no Hospital São Luiz foram encaminhados para a unidade e outros, para Cuiabá.

NOTA HOSPITAL SÃO LUIZ

A direção do Hospital São Luiz informa que, para manutenção do atendimento, a unidade está reorganizando os leitos que, nesta sexta-feira, 8/5, estão com taxa de cerca de 80% de ocupação por pacientes SUS. Nos próximos dias irá se reunir com os representantes de órgãos oficiais de saúde do Estado para tratar do referenciamento de casos de coronavírus na região de Cáceres. – Att – Comunicação – HSL

Momentos de dificuldades

Fundado por um grupo de freis católicos, no ano de 1938, portanto, há 82 anos, o Hospital São Luiz, já foi considerado referência em saúde pública na região. Cerca de 70% dos atendimentos era realizado pelo SUS. Contudo, nos últimos tempos, vive momentos de incertezas provocados, principalmente, por dificuldades financeiras.

No início do ano, os médicos ameaçaram paralisar as atividades, em razão da falta de estrutura hospitalar e do atraso no pagamento dos salários. À direção época a admitiu. Porém, atribuiu os atrasos dos salários ao atraso dos repasses do SUS, ao hospital, pelo Estado.
 
“O atraso no recebimento dos recursos públicos afeta diretamente no pagamento dos compromissos do Hospital, como os prestadores de serviços médicos. A direção trabalha, incansavelmente, para reverter este cenário e regularizar as pendências.”, disse em Nota.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) contestou as informações afirmando que não havia atrasos nos repasses realizados pelo Estado junto a Associação Pró Saúde. E, segundo a SES, as transferências estariam dentro do prazo estipulado em contrato.

“Não existe atrasos de repasses. O que, de fato, existe é um possível crédito de aproximadamente R$ 4 milhões, relativo aos anos anteriores a 2017, com a Congregação Santa Catarina – instituição que administrou o Hospital São Luiz até o ano de 2018. Nesta perspectiva, a Pró Saúde não tem legitimidade para fazer a cobrança do provável crédito de outra empresa”.
Imprimir